Título: Vírus veio com gado do Paraguai
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2005, Economia & Negócios, p. B4

O delegado do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Antonio Carlos Videira, confirmou ontem que o contrabando de gado do Paraguai foi mesmo a forma como o vírus O da aftosa chegou a Mato Grosso do Sul e infectou animais da Fazenda Vezozzo, em Eldorado. Segundo ele, esta será a conclusão do relatório da investigação do DOF, que será apresentado entre terça e quarta-feira da próxima semana. Videira informou que a contaminação começou com a compra do gado no lado paraguaio e o transporte para o lado brasileiro. A porta de entrada foi o município de Japorã, que agora enfrenta uma crise com a paralisação da economia local.

A investigação apurou que um caminhão levou o gado infectado por cerca de 30 quilômetros entre Japorã e Eldorado. Os animais haviam sido comprados pelo Frigorífico Boifran, onde 580 trabalhadores enfrentam risco de demissão. O caminhão sujo com palha e fezes dos animais foi buscar 20 bois da Fazenda Vezozzo. Dias depois, a propriedade começou a identificar os primeiros sinais da doença.

A investigação esclarece como o vírus entrou no Brasil, mas não responde a uma segunda pergunta: por que o gado imunizado ficou doente? "Esta parte da investigação não está com o DOF", limitou-se a dizer o delegado. No relatório, o DOF dirá que "não houve dolo" nem "negligência" no caso. Ninguém será punido.