Título: No PR, desocupação também acaba em violência
Autor: Renato Alves
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/10/2005, Nacional, p. A14

Segundo MST, três sem-terra foram baleados; polícia diz que só um se feriu, levemente

Policiais militares do Paraná e sem-terra entraram em conflito ontem, durante desocupação da Fazenda Hilda, em Quedas do Iguaçu, oeste do Estado. Segundo o MST, três sem-terra foram baleados. Já a Secretaria de Segurança Pública afirmou que apenas um sem-terra e um policial foram feridos levemente. A fazenda estava ocupada por 250 famílias desde 22 de setembro. De acordo com a secretaria, a desocupação pacífica tinha sido acertada com o MST. Mas cerca de 150 sem-terra que estavam em uma área vizinha foram em direção ao local para tentar impedir a saída das famílias. Avisada, a Polícia Militar fechou a estrada que dava acesso à fazenda.

Os sem-terra teriam, então, reagido. "Para conter o tumulto, a PM disparou tiros de balas de borracha", diz uma nota da secretaria. Dois carros da polícia teriam sido destruídos pelos sem-terra.

Ainda de acordo com a secretaria, o sem-terra ferido, depois de medicado, foi levado à delegacia, onde prestou depoimento e foi autuado por desobediência e desacato à autoridade. Já o MST alega que os sem-terra tentaram negociar , "mas os policiais começaram a atirar balas de borracha e chumbo e lançar bombas de gás contra os trabalhadores". O MST alega que na propriedade não há respeito ao Código Florestal Brasileiro. A Secretaria da Segurança sustenta que na verdade se trata de pequena propriedade (300 alqueires), considerada produtiva pelo Incra.