Título: Conflitos de jagunços e MST deixa 40 feridos
Autor: Renato Alves
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/10/2005, Nacional, p. A14

Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas num conflito entre militantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) e jagunços armados e encapuzados em uma fazenda no Pontal do Triângulo Mineiro. A destruição do acampamento foi total. Quatro carros, 2 motos e 14 barracos ficaram totalmente queimados e até alimentos foram destruídos. O conflito ocorreu na Fazenda Jacaré-Curiango, distrito de Chaveslândia, município de Santa Vitória, próximo à divisa com Goiás. A área de 983 hectares e considerada improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra) tinha sido invadida domingo.

O incidente ocorreu durante a madrugada de ontem, quando os acampados ainda dormiam. Os proprietários da fazenda estão movendo ação na Justiça para tentar evitar a desapropriação.

Pelas informações passadas à polícia, pelo menos 20 homens fortemente armados e encapuzados chegaram ao local portando ainda pedaços de paus e fogos de artifício. Derrubaram e atearam fogo nos barracos, nas roupas, comidas e passaram a agredir os sem-terra. "Não pouparam nem as mulheres e crianças", relatou à Polícia Militar um dos integrantes do MST.

Quase todos os acampados foram levados a hospitais de Santa Vitória (MG) e São Simão (GO). Seis apresentavam ferimentos graves e estão internados em observação. A maioria apresenta cortes na cabeça e muitos ferimentos pelo corpo. Até a tarde, nenhum suspeito do crime havia sido localizado pela polícia. Os donos da fazenda não foram encontrados para falar sobre o assunto.