Título: Fila para tirar visto para o México chega a cinco horas
Autor: Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2005, Metrópoles, p. C5

Tirar visto para o México em São Paulo virou teste de resistência nos últimos dias. Para entregar a documentação e dar entrada no pedido, as pessoas estão enfrentando filas de até cinco horas no consulado mexicano de São Paulo. Ontem, o primeiro a ser atendido, às 9 horas, chegou ao consulado às 5h30. Toda essa corrida tem uma explicação: nenhum brasileiro entra no México a partir de amanhã sem visto. A exigência foi anunciada em setembro, mas apenas na segunda-feira é que o consulado começou a receber os pedidos de visto.

O motivo de tanta espera é a falta de estrutura do consulado. Para atender cerca de 200 pedidos de visto por dia - essa foi a média dos últimos dois dias - , há apenas oito funcionários, incluindo o cônsul-adjunto, Ricardo Ahuja. Seria necessário, ao menos, o dobro disso.

"Eles estão com boa vontade, mas acho que não estavam esperando tanta gente. O pessoal fica cinco horas debaixo de sol ou chuva, não tem lugar para sentar nem água e há apenas um banheiro", disse o consultor Fausto Mantovani. Quando ele chegou ao consulado, às 7 horas, encontrou uma fila com 53 pessoas. Recebeu a 54ª senha e só foi atendido por volta do meio-dia. "Está muito confuso. Depois de toda essa fila, a gente tem que pagar a taxa no banco fora daqui e pegar a fila de novo para entregar o comprovante de pagamento", disse. "Hoje não dá mais tempo. Volto na segunda-feira."

O atendimento ao público é feito das 9 horas ao meio-dia. A taxa é de R$ 84,00. A lista de documentos exigidos está na página do consulado na internet (www.mexico.org.br)

A confusão do lado de fora se repetia dentro do consulado. Pilhas de protocolos espalhadas nos cantos das salas denunciam a falta de estrutura para a nova tarefa. "É uma situação difícil, mas acredito que nas próximas semanas vamos conseguir normalizá-la. Temos de contratar mais gente", explicou o cônsul-adjunto.

Até ontem, segundo ele, cerca de mil vistos haviam sido dados. Outros mil estão na fila. A demora para receber o visto é, em média, de uma semana.

TRANQÜILIDADE

A situação é bem diferente no consulado do Rio ou na Embaixada do México, em Brasília. Nesses locais, o visto é emitido em 24 horas. A situação é melhor porque a demanda é bem menor. No Rio, são, em média, 50 pedidos por dia. Em Brasília, nenhum foi feito até ontem.

Essa não é a primeira vez que brasileiros precisam de visto para pisar em solo mexicano. Até 2000, o visto era obrigatório. Mas, depois de um acordo entre os dois países, a obrigatoriedade caiu.

Embora negue oficialmente, o governo mexicano foi pressionado pelos Estados Unidos a voltar a exigir o visto dos brasileiros, já que o México é a porta de entrada de milhares de brasileiros ilegais nos Estados Unidos. Com a exigência, a expectativa é de que o México faça a primeira triagem de ilegais.

Em 2004, 80 mil brasileiros, entre turistas, empresários e estudantes, viajaram ao México. Até agosto deste ano, foram 60 mil. O pico foi em 1999, com 250 mil turistas brasileiros.