Título: Estado de Maluf não é bom, diz médico
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2005, Nacional, p. A22

Depois de 40 dias detido na carceragem da Polícia Federal, o primeiro dia de liberdade do ex-prefeito Paulo Maluf foi dedicado a uma longa bateria de exames, que duraram cerca de seis horas, no hospital Sírio Libanês, no centro de São Paulo. Seu quadro clínico, ao final, foi considerado razoável - praticamente não mudou desde o exame anterior, feito há 14 dias, no Hospital das Clínicas - ainda na carceragem da Polícia Federal. O que mais preocupou seu médico particular, Sérgio Nahas, foi seu estado emocional. "Ele não está bem. Está intranqüilo, insatisfeito, muito magoado. Chora, fala as coisas as vezes sem nexo", disse Nahas. "Ele tem alteração muito grande de humor pelo stress ao qual foi submetido. Uma alteração de comportamento muito complicada", alertou. O médico descartou, porém, a necessidade de internação.

Maluf tem dificuldade para se comunicar e articular frases e palavras, avisou também. "Eu diria que é uma depressão, não saberia quantificar, não é minha esfera de trabalho". Para Nahas, o desconforto emocional que acometeu o ex-prefeito é fruto das condições do cárcere. "A indisposição generalizada está expressa no rosto dele. Ele sofreu e entendeu isso como uma agressão muito forte".

Nahas se irritou quando questionado se o diagnóstico de doenças não seria uma tática para aliviar a prisão de Maluf. "Todo esse elenco de doenças já foi encontrado em fotografia e está bem documentado", explicou. Lembrou que Maluf tem 74 anos e que, enquanto esteve preso, fez um cateterismo, uma endoscopia e uma colonoscopia.