Título: Lula vai propor vacinação conjunta no Mercosul
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2005, Economia & Negócios, p. B4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai propor aos demais presidentes sul-americanos na próxima Cúpula do Mercosul duas medidas para enfrentar o problema da febre aftosa. A primeira é a definição de uma data única de vacinação dos rebanhos bovinos. A segunda será a realização de uma campanha sistemática de combate à aftosa para erradicar a doença do continente em até dez anos. "Temos de colocar este assunto na próxima cúpula do Mercosul. Vamos discutir uma campanha nos moldes da vacinação da poliomielite para erradicar da América do Sul a febre aftosa", disse Lula, conforme relato da fonte que presenciou uma conversa, ontem pela manhã, entre o presidente, o vice José Alencar e os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, e do Senado, Renan Calheiros.

Nessa conversa, Lula deixou claro que o governo só indenizará os produtores que tiveram seu gado sacrificado e vacinaram os animais. Anteontem, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, divergiram publicamente sobre essa questão. O governador insistia que todos os produtores seriam compensados, mas o ministro afirmou que a indenização só seria paga "a quem cumpriu a lei".

Segundo um interlocutor, Lula observou que a exigência da vacinação consta de uma lei do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra. "Isso foi para incentivar os produtores , na época, a ajudar no combate à aftosa", teria explicado Lula a Renan e Jobim, segundo a fonte.

Mais tarde, em outro evento, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou que estão garantidos os recursos para o combate à aftosa. Sem citar valores, o ministro disse que aguarda as informações do Ministério da Agricultura para definir qual o montante será destinado para essa finalidade.

A próxima reunião da cúpula do Mercosul está marcada para 8 e 9 de dezembro em Montevidéu, Uruguai. O presidente Lula também quer discutir o assunto na Cúpula das Américas em novembro, na Argentina.

Na reunião de Cúpula do Mercosul em dezembro do ano passado, em Belo Horizonte, Lula já apresentara uma proposta para que os países da região atuassem no combate à doença.