Título: Bois estavam em feira de Londrina
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2005, Economia & Negócios, p. B4

O secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, anunciou no fim da tarde de ontem a identificação no Estado de 19 animais com sintomas de febre aftosa, em quatro propriedades nas regiões norte e noroeste. "São animais ou vindo diretamente para as propriedades ou através da Eurozebu, que aconteceu em Londrina de 1º a 9 de outubro", afirmou Pessuti. A suspeita maior recai sobre os bovinos que vieram para a exposição em Londrina. De Eldorado (MS), local do primeiro foco da doença, vieram 43 animais. Eles chegaram no dia 24 de setembro e ficaram em uma fazenda em Bela Vista do Paraíso até o dia 4, quando ocorreu o leilão.

Não se descarta a possibilidade de que os animais que apresentam os sintomas clássicos da aftosa tenham vindo nos últimos dias. Por isso, a secretaria promove um rastreamento em 40 propriedades que receberam animais do Mato Grosso do Sul nos últimos 60 dias. "Estamos indo atrás de cada animal", declarou o secretário. Dessas 40 propriedades, 12 têm animais comprados na Eurozebu.

De acordo com Pessuti, os exames sorológicos devem começar a ser feitos hoje no laboratório do Ministério da Agricultura. "Como esses animais vieram do Mato Grosso do Sul e apresentam sinais característicos como mancar, febre e salivação excessiva, são tidos como suspeitos", acentuou.

Mas o problema pode ser maior, visto que não foram apenas proprietários paranaenses que comercializaram animais na Eurozebu. Pessuti disse já ter comunicado o caso aos secretários de Agricultura dos Estados vizinhos.

FOCOS

Segundo a secretaria, os animais com os sintomas estão em Maringá, no norte do Estado, numa propriedade com 500 bovinos. Em Grandes Rios, também no norte, são 12 animais com sintomas em um plantel com 800 cabeças.

Em Loanda, no noroeste, são três animais entre 2.300; em Amaporã, na mesma região, são três num rebanho de 1.500 cabeças. A secretaria não informou o nome das fazendas, que estariam em dia com a vacinação do gado. Todas todas receberam animais da Eurozebu. Também não foram informados os municípios onde estão as 40 propriedades interditadas.

O secretário fez questão de ressaltar que o governo estadual somente foi comunicado do foco existente em Eldorado às 9h30 do dia 10, portanto depois de encerrada a Eurozebu. No caso da Exposição Agropecuária de Toledo, no oeste do Estado, realizada entre os dias 8 e 12, foi possível reter os animais. De acordo com a secretaria, dos 635 animais que permanecem em quarentena no local da exposição, apenas cinco eram provenientes do Mato Grosso do Sul.

Pessuti disse que o possível sacrifício dos animais somente será definido depois que receber o resultado dos exames sorológicos, o que pode acontecer segunda ou terça-feira. Ele lamentou que o Paraná já esteja sofrendo embargo de carne em razão do foco no Mato Grosso do Sul. "Se confirmar esses casos o Estado vai sofrer muito mais", afirmou.

O secretário fez questão de ressaltar, porém, que "até agora nenhum animal que apresentou a sintomatologia faz parte do rebanho paranaense". O governo tem procurado destacar que fez seu "dever de casa" na defesa do gado dentro de seu território, utilizando recursos próprios. O governador Roberto Requião (PMDB) chegou até a recusar R$ 1,5 milhão prometido pelo Ministério da Agricultura, classificando a ajuda de "ninharia".