Título: Decisão do STF vai esvaziar crise, avalia Lula
Autor: Rodrigo Pereira, Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/10/2005, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera que a crise política vai "diminuir muito" com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que selou o futuro político do ex-chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), e abriu caminho para sua cassação ao rejeitar recurso para que fosse interrompido processo contra ele no Conselho de Ética. Apesar de considerar a provável degola de Dirceu como um mal político necessário para o governo sair da crise, Lula demonstrou tristeza com o destino do ex-companheiro. A reação ocorreu durante a primeira reunião do presidente com a coordenação política do governo depois de sua viagem à Europa, que durou uma semana. Foi o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que informou Lula, na Granja do Torto, sobre a decisão do Supremo. Thomaz Bastos interrompeu pelo menos duas vezes as discussões para dar as "parciais" do julgamento da liminar impetrada por Dirceu.

Os sentimentos de Lula em relação a Dirceu são contraditórios: embora esteja muito irritado com o ex-chefe da Casa Civil - e julgue que ele adota estratégia errada de defesa, jogando os holofotes da turbulência para o Planalto -, o presidente deve grande parte de sua eleição ao petista. Foi Dirceu que, como presidente do PT, empurrou o partido para o centro - para arrepio dos radicais - e arquitetou as alianças que conduziram Lula ao Planalto.

"As alianças em si não foram um erro", afirmou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "O problema foram os erros cometidos no financiamento partidário e nas negociações."

Após deixar a Granja do Torto, o líder do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP)