Título: Campanha do 'sim' tira artistas do ar
Autor: Fabiano Rampazzo
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2005, Metrópole, p. C3,4

Uma campanha mais incisiva, com menos depoimentos de artistas. Essas foram as mudanças impostas pela Frente Parlamentar por um Brasil sem Armas ao grupo de marketing responsável pela propaganda em favor do sim no referendo de domingo. A alteração do formato da campanha foi definida pelo comando da frente depois da divulgação de pesquisas de opinião que indicavam empate técnico entre defensores do sim e do não no referendo. Na campanha do sim, o objetivo agora é mostrar aos eleitores que manter o comércio de armas é deixar a situação como está, sem que se resolva um grave problema, a morte de cidadãos com suas próprias armas ou por motivos banais. Segundo o comando da campanha, muitas pessoas têm a ilusão de que estarão mais seguras se for mantida a atual situação, apesar da violência no País.

A frente também mobilizou líderes católicos e evangélicos na reta final da campanha. Padres e pastores estão divulgando em missas e cultos mensagens aos fiéis pregando o fim do comércio de armas no País.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-presidente da frente, disse ontem que, nestes últimos dias antes do referendo, a campanha terá como prioridade esclarecer a população sobre os efeitos esperados com a proibição da venda de armas. "A credibilidade que os artistas emprestaram à campanha é importante e agradecemos muito a eles, mas este referencial já foi consolidado", afirmou. "O que queremos, nesta reta final, é esclarecer a sociedade, responder as perguntas que ainda restam."

Wagner Vasconcellos, integrante do Movimento Pela Valorização da Cultura, do Idioma e das Riquezas do Brasil (MV-Brasil) e um dos organizadores de manifestações pelo não no Rio, disse que os artistas foram tirados do horário eleitoral porque não sabiam do que estavam falando. "Eles estavam proferindo textos decorados, não digeriam o que diziam." O MV-Brasil vai percorrer ruas do centro do Rio amanhã, a fim de convencer os indecisos.

Um dos que gravaram as mensagens veiculadas pelo grupo do sim, o DJ Marlboro disse que todos os artistas se posicionaram por convicções próprias. "Nós refletimos antes de escolher. Eu, que vivo em comunidades carentes, vejo que as armas legais acabam nas mãos dos criminosos." Com relação à nova estratégia da campanha, ele disse achar válido dar mais explicações aos eleitores, para que não restem dúvidas. Também tiveram imagens exibidas na campanha do sim Chico Buarque, Marieta Severo e Fernanda Montenegro, entre outros.