Título: Requião julga 'rídicula' verba para conter doença
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2005, Economia & Negócios, p. B3

Ao retornar ontem da França, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), anunciou que abriu mão do R$ 1,5 milhão prometido pelo Ministério da Agricultura para conter a aftosa no Estado. "Estamos abrindo mão dessa fabulosa quantia que o governo federal pretende nos dar", ironizou. "Não precisamos dessa ninharia, mas pode fazer falta para a fiscalização em Mato Grosso do Sul." Por isso, Requião pediu que o secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, envie ofício ao ministério dispensando os recursos. "Devem ser destinados ao Estado de Mato Grosso do Sul para melhorar a verba ridícula que eles estão recebendo."

Ao mesmo tempo, Requião disse que toda a estrutura do governo paranaense, incluindo os equipamentos aéreos, estão à disposição do governador de Mato Grosso do Sul. "Vamos radicalizar na solidariedade", acentuou.

Requião ressaltou que o Paraná não recebeu "nenhum tostão" do governo federal para defesa sanitária animal nos últimos três anos. E culpou o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, pelo reaparecimento da aftosa no Estado vizinho, por não ter teria liberado recursos para o Ministério da Agricultura.

"A ausência e a tibieza, a flexibilidade do ministério e do ministro junto, com essa visão neoliberal de não se incomodar com nada a não ser com o pagamento de juros, nos levou a esse desastre", criticou.

Mas cutucou também o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. "Se o ministro tivesse a mesma garra na defesa da saúde animal que tem na defesa dos transgênicos, realmente a gente não estaria enfrentando esse problema", disse.