Título: Faltando só uma urna, 'não' tem 63,9%
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2005, Metrópole, p. C3

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem à noite que o resultado final da votação no referendo sobre o comércio de armas só será divulgado hoje, porque falta recolher uma urna no interior do Acre, no povoado de São Salvador, localizado no meio de um seringal de difícil acesso. Um helicóptero deverá decolar da cidade acreana de Cruzeiro do Sul às 7 horas, 10 no horário de Brasília, para para São Salvador, onde resgatará a urna. Faltando os 315 votos dessa urna, o TSE divulgou que 63,94% dos eleitores votaram no "não" à proibição da venda de armas. O "sim" teve 36,06% dos votos válidos . Do eleitorado de mais de 122 milhões de pessoas, 1,39% votou em branco e 1,68% anulou o voto. A abstenção foi recorde e ficou em 21,85%.

O voto no "não" venceu em todos os Estados. A maior vantagem ocorreu no Rio Grande do Sul, onde 86,83% dos eleitores votaram contra a proibição do comércio de armas. O "sim" teve melhor desempenho em Pernambuco, com 45,51% dos votos válidos.

Em todo o País, a cidade onde ocorreu a maior diferença na votação foi Marechal Thaumaturgo (AC), que tem pouco mais de 8 mil habitantes. Lá houve 3.619 votos contra a proibição do comércio de armas e apenas 95 a favor. Em porcentuais, a diferença foi de 97,44% a 2,56%.

A dificuldade de acesso a regiões isoladas foi agravada no referendo pela seca na Amazônia. No povoado de Urucurazinho (AM), a consulta foi cancelada porque a urna eletrônica não chegou.