Título: CGU afirma que despesas com diárias são menores
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2005, Nacional, p. A5

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu contestar os dados de gastos com viagens do governo Lula levantados pelo Estado. De acordo com o sub-controlador da União, Jorge Hage, o governo gastou R$ 931,1 milhões de 2003 até agora - R$ 113,9 milhões a menos do que diz o Sistema de Acompanhamento Financeiro (Siafi) da União, de onde foram retirados os dados usados pelo Estado. "No valor total não há nenhum crescimento exagerado. Na verdade, no nosso governo houve até mesmo uma redução em relação ao governo anterior", disse. Os números, segundo Hage, estão no Portal da Transparência, um site na internet que dá os gastos do governo. O Siafi é um site restrito a parlamentares e funcionários do governo.

Ele afirmou que a CGU verifica os gastos do governo com diárias. Segundo Hage, os maiores problemas encontrados são funcionários de alto escalão que pegam diárias para passar o fim de semana em casa. Mas ele destaca que os casos são poucos.

Hage também contesta a informação dada ao Estado por um técnico da CGU, que afirmou ser difícil controlar todos os processos de viagem por falta de pessoal. "Não sei quem falou isso, mas certamente foi alguém não autorizado a falar pela CGU."