Título: Delcídio e Fruet vão aos EUA na próxima semana
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2005, Nacional, p. A8

O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) vão aos Estados Unidos, na semana que vem, para tentar conseguir das autoridades americanas autorização para acessar os documentos com a quebra do sigilo bancário da conta Dusseldorf, do publicitário Duda Mendonça. Em depoimento à CPI, em agosto, Duda disse que recebeu R$ 10,5 milhões nessa conta do BankBoston, em Miami, referente a pagamento de parte da campanha do PT em 2002. Na segunda-feira, Delcídio e Fruet estarão em Washington para conversar com representantes do Departamento de Estado norte-americano. A pedido da CPI, o embaixador dos EUA no Brasil, John Danilovich, enviou ofício ao Departamento de Estado solicitando que a Comissão possa compartilhar com a Polícia Federal, o Ministério Público e o Ministério da Justiça os dados sobre a conta Dusseldorf e do Trade Link Bank, offshore que seria um braço do Banco Rural e que alimentou a conta de Duda no exterior.

"Vamos a Washington para mostrar que a CPI é uma ação do Congresso", disse Fruet, que é sub-relator de movimentação financeira da CPI dos Correios.

Os dados com o rastreamento dos depósitos feitos na Dusseldorf estão com a Promotoria Distrital de Nova York. "Deve ir alguém do Ministério da Justiça (aos EUA) para reforçar o pedido para que o sigilo da conta Dusseldorf seja aberto à CPI", informou Delcídio.

As autoridades americanas temem o vazamento dos documentos e, por isso, negaram o compartilhamento dos dados com a CPI dos Correios.