Título: Ciro chama políticos paulistas de provincianos
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2005, Nacional, p. A9

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse ontem que "o provincianismo de baixo nível da política de São Paulo" vai esquentar o debate na sucessão presidencial. Para ele, a eleição de 2006 será polarizada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tentando a reeleição, e um candidato tucano, provavelmente apoiado pelo PFL. "Ai deles se vierem combater no campo moral", provocou Ciro, em entrevista no Recife. "Falhamos no campo ético, temos de dar conta disso. Mas a gente se desculpa rapidinho e vamos cobrar a conta deles."

Ciro citou o fato de o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), ter transferido para o Banco Itaú as contas da prefeitura - que eram do Banco do Brasil e Banespa. "O presidente Fernando Henrique Cardoso, no limite da irresponsabilidade, pilotou a privatização das comunicações", continuou atacando. "E como explicar a compra de votos para a reeleição?"

Segundo o ministro, o governo anterior está em desvantagem também quanto aos resultados da economia. "Patrocinou três quebras da economia nacional em oito anos, levou-nos à intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) por nove anos, patrocinou o maior rombo em contas externas e teve a menor taxa de crescimento nos últimos 100 anos."

Ciro também não poupou o governo anterior no item "governança". Para ele, "essa gente" entregou o País sob o apagão, com 37 mil quilômetros de estradas destruídas e o maior rombo da Previdência Social da história do Brasil.

CORRUPÇÃO

Ciro disse que o País sairá melhor da crise política. "A população alimentou ilusões produzidas involuntariamente pelo PT, que deixou as pessoas acreditarem em um governo de anjos, o que é incompatível com o que existe na humanidade", disse.

Ele também comentou a situação do deputado José Dirceu. "Como ele próprio afirmou, me parece ser um assassinato de véspera, porque vêem nele a coluna dorsal que viabilizou a vitória do PT e de Lula."