Título: Ala rebelde do PMDB faz ato por candidato próprio
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2005, Nacional, p. A9

Integrantes da ala oposicionista do PMDB, entre eles o presidente do partido, Michel Temer, e cinco governadores, promoveram ontem ato em defesa do lançamento de candidato próprio à Presidência. O evento foi capitalizado pelo pré-candidato Anthony Garotinho como defesa da sua candidatura. Diante de cerca de 3 mil pessoas, no Clube Monte Líbano, no Leblon, Garotinho aproveitou para veladamente advertir que não aceitará que as prévias do PMDB sejam suspensas pela direção partidária. O ex-governador avalia que só não será candidato se a eleição interna não ocorrer, mas teme a possibilidade, pois parte do partido cogita apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outra, aliar-se aos tucanos.

'Será uma violência contra a militância do PMDB, contra a história do PMDB, se o PMDB não tiver candidato próprio', discursou Garotinho, ao lado de Temer e dos governadores Rosinha Garotinho (Rio), Roberto Requião (Paraná), Joaquim Roriz (Distrito Federal), Germano Rigotto (Rio Grande do Sul) e Eduardo Moreira (em exercício de Santa Catarina), além do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia.

'Aceito perder prévia, mas não o PMDB ser vice do PT ou PSDB.' Rigotto, Requião e o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcellos, também são possíveis candidatos, além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

POLÊMICA

Antes de outra reunião, para discutir o programa econômico da legenda, no Jockey Club, Garotinho acusou o governo e o PSDB de tentarem dar um 'golpe' ao cogitarem reabrir, por emenda constitucional, o prazo para mudar a legislação das eleições de 2006, em especial para acabar com a verticalização das coligações.

Garotinho disse que a modificação deve interessar 'a quem está querendo ampliar suas alianças'.