Título: Indonésia barra até soja e máquinas
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2005, Economia & Negócios, p. B3

A Suíça e a Indonésia anunciaram ontem o embargo à importação de carne brasileira, elevando para 43 os países que adotaram alguma restrição por causa do surto de aftosa em Mato Grosso do Sul. A Indonésia irritou o governo brasileiro ao suspender também a compra de produtos que não têm relação com a doença, como farelo de soja, matérias-primas, equipamentos, máquinas e medicamentos. A restrição indonésia, que vale para os produtos de todo o País e não apenas para as regiões afetadas ou fronteiriças, foi informada ao governo brasileiro na sexta-feira. "É uma preocupação exagerada e descabida por parte da Indonésia", criticou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

A Suíça suspendeu as importações de animais vivos classificados como artiodáctilos - gênero que tem mais de 200 espécies, entre as quais bois, cabras e porcos, até camelos e hipopótamos. Também foram suspensas as importações de produtos derivados desses animais, como carne e produtos à base de carne, miúdos naturais e alguns subprodutos.

A medida anunciada pela Suíça vale para os Estados de Mato Grosso do Sul, do Paraná e de São Paulo, os mesmos atingidos pela restrição imposta pelos 25 países membros da União Européia.

Os demais países que adotaram restrições são África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Cingapura, Cuba, Egito, Israel, Moçambique, Namíbia, Noruega, Paraguai, Peru, Rússia, Ucrânia e Uruguai.

O chefe do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Relações Internacionais do ministério,Odilson Ribeiro, disse que a abrangência da decisão do governo da Indonésia não tem base no acordo de medidas sanitárias e fitossanitárias da OMC. "Vamos responder à Indonésia e questionar a decisão do ponto de visto desses regulamentos", informou.

De acordo com o comunicado enviado ao governo brasileiro, a Indonésia também suspendeu o comércio de animais, produtos processados de animais e derivados (sem especificação de espécies).

Técnicos do ministério observaram que a propagação do vírus da aftosa através do farelo de soja, por exemplo, é muito difícil. Isso porque, no processo de esmagamento da soja, a temperatura vai além dos 50 graus, o que torna o vírus inativo.

O ministro Roberto Rodrigues lembrou que, no ano passado, quando foi descoberto um foco de aftosa no município de Carreiro da Várzea, no Amazonas, a Indonésia adotou a mesma estratégia, proibindo a importação de vários produtos não diretamente relacionados à doença.

Ontem, o ministro reafirmou que todos os esforços estão sendo feitos para que os embargos à carne e outros produtos sejam levantados. "O Brasil cumpre, com rigor, todas as regras internacionais, mantendo sob controle os focos que já surgiram e observando com todo cuidado a expectativa para que isso não se multiplique", disse.