Título: Nas TVs, a volta aos bons tempos
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2005, Economia & Negócios, p. B3

Enquanto a indústria de refrigeradores, fogões e máquinas de lavar patina para criar novos apelos de venda, os fabricantes de televisores e aparelhos de DVDs nadam de braçada. A expectativa é que neste ano as vendas de TVs possam até superar 8,6 milhões unidades, o recorde histórico do setor batido em 1996, quando o fim da hiperinflação deu mais poder de compra à população. Até setembro, foram vendidas da indústria para o comércio 6 milhões de TVs, segundo fontes do mercado. Como o último trimestre é o que concentra maior volume de vendas, analistas acreditam que há grandes chances de que esse recorde seja superado. No ano passado, foram vendidos 7,7 milhões de televisores. Apesar do bom desempenho, fabricantes reclamam que a retomada aos níveis de 1996 só está ocorrendo quase uma década depois. Nesse período, o setor teve um desempenho pífio, com volumes girando em torno de 6 milhões de unidades por ano, em média.

As vendas de televisores estão sendo impulsionadas por vários fatores. Paulo Saab, presidente da Eletros, associação que reúne os fabricantes de aparelhos de imagem e som, eletrodomésticos e portáteis, ressalta, por exemplo, que os preços dos televisores caíram. Entre 2000 e 2005, a variação dos preços em reais de um televisor de 20 polegadas ficou 30% abaixo da variação da cesta básica.

O barateamento do preço dos televisores e o alongamento dos prazos dos financiamentos explicam só um pedaço do bom desempenho do setor. Existe uma boa dose de inovação tecnológica que atrai qualquer consumidor que não saiba nada de tecnologia, mas ue aprecie uma boa imagem em alta definição com cores vivas e tenha algum dinheiro para gastar.

Não é sem motivos que as vendas dos televisores de tela plana, de plasma ou de cristal líquido (LCD), tenham crescido exponencialmente nos últimos anos. Em 2004 foram vendidos no País 10 mil aparelhos de TV desses dois tipos. Neste ano, a expectativa é um mercado de 60 mil unidades, que deve saltar para 240 mil em 2006, segundo o vice-presidente de Eletrônicos de Consumo da Philips do Brasil, José Fuentes. ¿Há dois anos apostamos na categoria.¿ A aposta não foi só da Philips, mas dos principais fabricantes.

Nas contas de Fuentes, a previsão de mercado para este ano é que sejam vendidos entre 6,5 milhões e 7 milhões de aparelhos de DVDs , ante 2,5 milhões de unidades em 2004.