Título: Órgãos federais defendem viagens e negam excessos
Autor: Diego Escosteguy e Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2005, Nacional, p. A6

Procuradas pelo Estado, as assessorias dos órgãos campeões de pagamentos de diárias defenderam os gastos. A assessoria do Ministério da Fazenda afirmou que os gastos estão previstos no orçamento e que a Controladoria-Geral da União (CGU) fiscaliza os pagamentos. Por meio de nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que as funcionárias Neura Goulart e Mieko Kubota fiscalizam laboratórios de outros países que querem exportar para o Brasil e, por isso, precisam fazer muitas viagens internacionais. Também por meio de nota, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que vem diminuindo os custos com viagens e diárias. Segundo a agência, neste ano foram emitidas 62% menos passagens do que em 2004. Ouvido pelo Estado, Francisco Giacomini, um dos funcionários, afirmou que o valor recebido de diárias deve-se a constantes viagens que ele faz ao exterior. "Represento o Brasil em grupos de trabalho da União Internacional de Telecomunicações e viajo cerca de seis vezes ao ano", disse. "Também faço palestras e participo de seminários."

Segundo Giacomini, "muitas vezes" o governo paga as despesas, embora ele faça palestras a convite de instituições ou empresas. "O que interessa não é o valor que o governo gasta, mas qual o resultado concreto para os interesses do País."

Em nota, a assessoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou que Eduardo Gomes é superintendente da área internacional do órgão e que, por isso, viaja muito ao exterior. "A participação da CVM em eventos e organismos internacionais é fundamental para assegurar visibilidade ao mercado de capitais brasileiro", defende a comissão.

Por meio de sua assessoria, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, se limitou a informar que os valores das diárias são estabelecidos pelo Ministério do Planejamento e que correspondem às viagens feitas no exercício da função.

A assessoria da Embratur afirmou que, como diretora de Eventos do órgão, Jeanine Pires viaja freqüentemente para feiras promovidas pelo Brasil no exterior. Dos cerca de 40 eventos feitos por ano, informou a assessoria, a diretora comparece à metade deles.

A assessoria do Ministério da Cultura explicou que os dois assessores com elevados gastos com diárias coordenam o Ano do Brasil na França e que, por isso, estão freqüentemente em Paris.

O Estado enviou questionamentos ao Ministério do Planejamento e ao Ministério do Desenvolvimento, mas não houve retorno.