Título: Abstenção chega a 21,76%no País
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2005, Metrópole, p. C3

No referendo de ontem, foi batido o recorde dos últimos tempos de abstenção em votações. O porcentual médio das eleições mais recentes foi de 14%. Mas, até as 23h30 de ontem, com 99,09% dos votos apurados, o índice de abstenção era de 21,76%. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Velloso, disse que esperava isso. ¿Abstenção em torno de 20% não é muito em se tratando de referendo¿, afirmou. Velloso observou que os eleitores se envolvem mais quando estão em disputa cargos eletivos no Legislativo e Executivo. ¿Quando há partidos e candidatos, entusiasma-se mais. No caso do referendo, temos uma causa¿, disse. Ele admitiu que não esperava uma diferença tão grande de votos entre as opções ¿não¿ e ¿sim¿. ¿Não imaginava essa diferença larga¿, afirmou. Ele disse que, antes de ver os números da apuração, não sabia qual opção sairia vitoriosa.

Velloso afirmou que a Justiça Eleitoral enfrentou problemas para realizar o referendo, com as dificuldades decorrentes da seca na região amazônica. No povoado de Urucurazinho, no Amazonas, o referendo foi cancelado porque não houve meios de a urna chegar. Por causa da dificuldade de acesso em trechos da Amazônia, algumas urnas deverão ser recolhidas hoje. Com isso, o resultado oficial deve sair hoje. Em Mato Grosso do Sul, uma ponte caiu, mas o Exército providenciou a construção de uma outra em menos de 24 horas.

No Estado de São Paulo, às 23h53, o índice de abstenção era de 18,68%, segundo o TSE, quando 99,95% dos votos haviam sido apurados. Apesar de mais alto do que o registrado nas eleições municipais de 2004 ¿ cerca de 14% ¿, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, desembargador Álvaro Lazzarini, afirmou que o porcentual ainda estava dentro do esperado. O município de Agrolândia, em Santa Catarina, foi o primeiro a totalizar a apuração no País. O número de abstenções no município de 6.015 eleitores foi de 13,85% e o de votos válidos, 98,30%. A primeira capital a concluir a apuração foi Curitiba, com 17,89% de abstenções.

Lazzarini afirmou que ficou surpreso com a grande diferença em favor do ¿não¿. ¿Pelo que li sobre o assunto, as opiniões estavam mais ou menos equilibradas.¿