Título: Consulta é destaque em sites internacionais
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2005, Metrópole, p. C3

O referendo sobre o comércio de armas de fogo e munição no Brasil foi notícia ontem nos principais sites de jornais estrangeiros e de agências internacionais de notícias. Além de trazer informações durante o dia sobre a votação em curso, eles passaram a publicar resultados parciais tão logo iam sendo divulgados. Foi o caso, por exemplo, da BBC News, que apontou desde o início da apuração a rejeição à proibição.

Alguns veículos também repercutiram a vitória do não no referendo. Como a agência espanhola EFE, à qual o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) admitiu a derrota da posição defendida pelo governo e creditou o resultado à desorganização na campanha, feita segundo ele com base na emoção.

A CNN foi outra que acompanhou as apurações, usando material da agência Associated Press (AP).

A maioria dos veículos destacou na cobertura o pioneirismo mundial da medida e lembrou que as 17 milhões de armas de fogo em circulação no Brasil provocam a cada ano a morte de 39 mil brasileiros. Número que faz do País um dos campeões do ranking internacional de mortos a bala.

Além de falar ontem da eleição, edições impressas e online dos jornais e agências estrangeiros já vinham publicando nos últimos dias matérias especiais sobre o referendo e a violência no Brasil.

Para o diário argentino Clarín, o Brasil passou ontem por uma "votação histórica". A notícia do referendo sobre a compra de armas disputou espaço com a eleição no país vizinho e comparou as legislações brasileira e argentina a respeito do tema.