Título: Caiado tenta criar agência reguladora do agronegócio
Autor: Gustavo Porto
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/10/2005, Economia & Negócios, p. B6

A Comissão de Agricultura da Câmara discute hoje a criação da agência reguladora do agronegócio. A proposta, se aprovada, eliminará o poder de formulação da política agrícola do governo, transformando o Ministério da Agricultura em um órgão técnico. A bancada ruralista pressiona no sentido da aprovação, principalmente agora, com o foco de aftosa em Mato Grosso do Sul e a possibilidade de ter migrado para outros Estados.

A expectativa da comissão é formatar a proposta até novembro e transformá-la em projeto de lei a ser apresentado na Câmara. "Gostaria que essa fosse a marca da minha gestão", disse o deputado Ronaldo Caiado, presidente da Comissão.

Caiado defendeu a criação da agência como alternativa para proteger o agronegócio, que passaria a contar com um órgão de arbitragem de impasses no setor produtivo e nas suas relações com o governo.

A Agência do Agronegócio, como explicou, teria a função de definir as regras de atividade do setor, seguindo a experiência dos setores de telefonia e de energia elétrica.