Título: Irmãos prometem levar gravações contra Carvalho
Autor: Rosa Costa e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/10/2005, Nacional, p. A4

Bruno e João Francisco Daniel, irmãos do prefeito do PT em Santo André seqüestrado e executado com sete tiros de pistola 9 milímetros, vão hoje à CPI dispostos a reafirmar categoricamente que Gilberto Carvalho, assessor especial do presidente Lula, os procurou para falar sobre o esquema de corrupção e financiamento de campanhas eleitorais do partido. "Foi ele (Carvalho) quem pediu a reunião e revelou essa história", disse Bruno. No encontro, segundo Bruno, Carvalho teria contado que parte do dinheiro arrecadado em Santo André era levado para o PT. "O Gilberto disse que uma vez levou no carro dele R$ 1,2 milhão em dinheiro vivo para o José Dirceu", contam os irmãos. Na época, Dirceu exercia a presidência do partido.

Os irmãos Daniel vão para a acareação munidos de um áudio com gravações de conversas telefônicas de Carvalho, captadas pelo grampo da Polícia Federal. Os contatos revelam empenho de Carvalho, que foi secretário de Governo de Celso Daniel, em orientar pessoas próximas do prefeito sobre a forma como deveriam se manifestar à imprensa e à polícia.

Segundo o Ministério Público, Carvalho demonstrava preocupação com o então vereador Klinger Sousa (PT), o empresário Sérgio Gomes - suspeito de contratar a morte de Daniel - e Ivone, namorada do prefeito.

Bruno vai destacar à CPI que Carvalho procurou João Francisco no dia 26 de janeiro de 2002, depois da missa de sétimo dia da morte de Celso Daniel. "Nos reunimos na casa do João Francisco, em São Bernardo, e o Gilberto contou sobre o dinheiro que ia para o PT", acusa Bruno, que ontem foi ao Ministério Público de Santo André para pegar cópias de documentos. "Ficamos chocados com o que Gilberto nos contou."

O criminalista Luiz Fernando Sá de Souza Pacheco, que defende Carvalho, disse que o assessor de Lula não se opõe à acareação. "O João Francisco era um lobista que não tinha intimidade com o Celso Daniel e sequer foi à posse dele na prefeitura", declara Pacheco. "O Bruno não falava fazia vários anos com o Celso. Está na hora de desmistificar essa história. Gilberto Carvalho aceita fazer acareação de portas abertas."