Título: Valério ameaça acionar PT na Justiça
Autor: Angélica Santa Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/10/2005, Nacional, p. A8

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza vai enfrentar a acareação com o ex-tesoureiro Delúbio Soares - marcada para amanhã - disposto a esquentar a briga pelo pagamento dos empréstimos que fez em favor do PT. "Vamos tentar conversar com a Executiva do partido mais uma vez. Se ela não aceitar uma composição para pagar as dívidas, vamos acionar o partido judicialmente", ameaçou ontem Rodolfo Gropen, um dos advogados do empresário. A defesa de Marcos Valério alega que ele repassou R$ 93 milhões para despesas de campanha do PT. A queda-de-braço para se livrar do calote tem envolvido conversas reservadas, muitas delas acaloradas, com Delúbio - e medidas judiciais. No dia 6 de setembro, os advogados de Marcos Valério conseguiram, na 21.ª Vara Cível de São Paulo, uma intimação para que o PT efetuasse o pagamento do empréstimo ou manifestasse, no prazo de cinco dias, as razões pelas quais discordava do reembolso. A notificação foi recebida no dia seguinte pelo ex-presidente do PT Tarso Genro.

Como não houve resposta, Valério agora se prepara para a batalha judicial. Seus advogados arquivaram todas as declarações formais e entrevistas em que representantes de diretórios do PT e de partidos aliados confirmaram ter recebido recursos originados em operações bancárias avalizadas pelo empresário e suas agências. O arsenal reúne ainda os depoimentos de Delúbio na Procuradoria-Geral da República e na CPI do Mensalão, nos quais confirmou sua participação nas operações - e traz cópias dos relatos de Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, que também confirmam os empréstimos.

DIÁLOGO E AÇÃO

Gropen afirmou que ainda não fez contato com a nova Executiva do PT - mas pretende pedir um encontro com o presidente Ricardo Berzoini. "Vamos tentar o diálogo. Se não for possível, eles receberão as medidas de execução judicial cabíveis. Diante de tantas evidências e até confissões de que esses empréstimos foram feitos, não há o que discutir. Agora é pagar", disse. Nos últimos dois meses, os bancos Rural e BMG executaram oito títulos extrajudiciais contra Valério, cobrando dívidas que ele avalizou.

Procurado pelo Estado, Berzoini afirmou que o PT não aceitará um encontro com os advogados do empresário e não reconhece a dívida. "Não tenho razão nenhuma para receber pessoas que fazem ameaças por meio da imprensa. E não há menor hipótese de o PT reconhecer essa dívida", disse. Berzoini disse que o PT não tem razões para aceitar empréstimos não lançados na contabilidade do partido e sem respaldo em contratos. Segundo ele, o PT só pagará as dívidas avalizadas pelo ex-presidente José Genoino e Delúbio. Mas só paga quando o PT tiver dinheiro.