Título: Briga de Estados adia vôo de deportados dos EUA
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2005, Metrópole, p. C6

Um vôo charter que deveria ter decolado ontem do Texas com 169 brasileiros deportados dos Estados Unidos foi cancelado na última hora depois que os governos de Minas e do Rio pediram ao Itamaraty para negar a autorização de pouso. O vôo tinha sido contratado pelo Serviço de Imigração americano para baratear os custos de deportação e abrir espaço nos centros de detenção de imigrantes ilegais ao longo da fronteira com o México. Tanto a Assessoria de Imprensa da governadora Rosinha Matheus (PMDB-RJ) quanto a da Secretaria de Governo de Minas negaram ontem ter feito qualquer tipo de solicitação ao Ministério das Relações Exteriores a respeito do vôo charter.

¿Esta é uma questão diplomática, o governo estadual não tem qualquer controle sobre o espaço aéreo e o Aeroporto Internacional Tom Jobim é administrado por empresa federal¿, disse a assessoria de Rosinha.

Mas fontes do Itamaraty informaram ao Estado que houve divergências entre os governos estaduais sobre quem bancaria despesas de transporte e alimentação dos repatriados. As mesmas fontes garantiram que o impasse não impedirá a volta dos brasileiros e a viagem foi apenas adiada por alguns dias.

A maioria dos 169 deportados é oriunda de Minas. O grupo é parte de um contingente de 275 brasileiros cujo processo de deportação dos EUA já foi concluído. [TEXTO]Todos foram flagrados tentando entrar no país sem visto[/TEXTO] e estão num centro de detenção em Pear Sall, a 100 quilômetros de San Antonio.

CÔNSUL

No início da semana, o cônsul-geral do País em Houston, Carlos Alberto Pimentel, visitou os brasileiros em Pear Sall.

Informou que o retorno já havia sido negociado e eles embarcariam em questão de dias. Há perto de mil imigrantes brasileiros detidos no Texas por tentarem entrar ilegalmente nos EUA.

As autoridades americanas esperam que a entrada em vigor, esta semana, da exigência de visto para turistas brasileiros no México leve a uma queda do número de emigrantes que tentam chegar ao país a partir do território mexicano.