Título: OS PRINCIPAIS PONTOS DA ACAREAÇÃO
Autor: João Domingos e Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2005, Nacional, p. A4

O QUE DISSE BRUNO DANIEL:

DINHEIRO: "No dia da missa de 7.º dia da morte de Celso, em conversa rápida, Carvalho disse que havia um esquema em Santo André para arrecadação de recursos para o PT. Chegou a lembrar que levou a José Dirceu R$ 1,2 milhão."

CAIXA 2: "O esquema de arrecadação em Santo André estava claro. E ficou mais claro depois. A ex-empregada de Celso disse que viu pacotes de dinheiro em seu apartamento. Klinger, Ronan, Sérgio e outros estão envolvidos em irregularidades que indicam um esquema de arrecadação para o PT."

EVIDÊNCIAS: "Não se trata de imaginação, invencionices, mas evidências fortes. Fica evidente aquilo tudo que nos foi relatado."

O QUE DISSE JOÃO FRANCISCO:

MEDO: "Celso foi à minha casa, em novembro. Minha esposa disse que ele estava muito triste. Ele acabou contando que tinha problemas em Santo André. Eu disse que poderia ajudar. Ele respondeu que eu não deveria me meter. Disse que estava fazendo dossiê sobre Klinger, Ronan e Sérgio. Eu não sabia que ele amigo do Sérgio. "

MORTE: "No dia 18 fiquei sabendo do seqüestro pela TV. Liguei para meu irmão Bruno. Na madrugada, Miriam Belchior (ex-mulher de Celso) ligou e perguntou se eu poderia deixar um gravador, porque certamente os seqüestradores fariam contato comigo. Como eu poderia ser distante do Celso?"

TORTURA: "Meu irmão foi barbaramente torturado, apesar de alguns colegas petistas negarem."

SABIA: "O senhor, Gilberto, sabia do esquema, estava em Santo André. O senhor fazia a ligação com o que hoje se sabe ser uma quadrilha, Klinger, Ronan, Sérgio, com a cúpula do PT de São Paulo."

O QUE DISSE GILBERTO CARVALHO:

DIRCEU: "Nunca falei que eu transportava dinheiro. Trata-se de uma mentira. Não levei dinheiro ao José Dirceu. Fui à casa do João Francisco por respeito à família."

CRIATIVIDADE: "A fala de João Francisco mostra quanto são falsos os dados e grande a sua criatividade. O que impressiona é que sua criatividade cresce com o tempo. A testemunha era uma, passou a ser duas e agora são três."

LOBBY: "João Francisco fazia lobby para a Guarará. E quis nomear a filha para o Ciretran. Ele nunca compareceu a uma posse do Celso, mas ia à prefeitura tratar de seus interesses pessoais."

JOGO POLÍTICO: "Não tenho medo de nada. Mas está sendo manchada a memória do irmão de vocês. A obra do Celso é grande. E ele não está aqui para se defender."

FILHA: "Celso tem uma filha com a Ivone. A família não reconheceu. Ignorou e não dá nem um telefonema. O apartamento que era do Celso está alugado pela família."

PROXIMIDADE: "Quem conheceu Celso não admitiria que ali houvesse sacos de lixo com dinheiro. Esperei muito que vocês se manifestassem, mas não o fizeram. Como a família não se insurgiu? Os que têm um mínimo de proximidade com o Celso sabem que ele seria incapaz de uma coisa dessas."