Título: Comemoração discreta nos 60 anos do presidente
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2005, Nacional, p. A12

BRASÍLIA Em meio a maior crise de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa hoje, sem grande festa, 60 anos de idade. A celebração modesta será na Granja do Torto, com a presença da primeira-dama Marisa Letícia, alguns amigos e ministros mais próximos. "Não vai ter festa.

Nada de festa. A situação está bastante tensa", disse Lula ontem durante um encontro com empresário, conforme relato do vice-presidente da Bovespa, Nélson Spinelli.

Durante a audiência, Lula foi presenteado por David Feffer, com uma fotografia da unidade de produção da Suzano, mostrando uma árvore que foi plantada em sua homenagem, segundo contou o empresário. Lula agradeceu e comentou que estava viajando na noite passada para o Rio de Janeiro, onde participa hoje da cerimônia de abertura de uma feira de agentes de viagem no Riocentro e reiterou que não haverá maiores comemorações.

Ao contrário do ano passado, quando muitos dos auxiliares já se preparavam para as comemorações, com bastante antecedência, este ano, com os problemas que atingiram o Planalto por causa da crise político, os festejos deverão ser ainda mais discretas. Apesar de o governo achar que o pior já passou, a avaliação de assessores do presidente Lula é de que ele não está muito animado para comemorações. Lula estava muito preocupado com a acareação do seu chefe de Gabinete, Gilberto Carvalho, e os irmãos do prefeito morto Celso Daniel, de Santo André.

Amanhã, depois de participar de cerimônia no Rio, o presidente Lula volta para Brasília e o único compromisso oficial da agenda no Planalto, é um despacho com o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau. Lula pretende seguir para o Torto mais cedo do que o costume.

Mas, apesar das resistências, a exemplo do ano passado, quando chegar a Brasília, o presidente Lula será homenageado por um grupo de funcionários, em seu gabinete, com um bolo de aniversário. Nos dois últimos anos, assim que chegou ao palácio, o presidente Lula foi recepcionado por um grupo de crianças de escolas públicas de Brasília, que cantaram para ele o tradicional Parabéns.

O presidente Lula sempre comenta que poderia comemorar seu aniversário em dois dias distintos: dia 27 de outubro, como costuma fazer normalmente, que foi o dia em que nasceu, e dia seis de outubro, dia em que foi registrado.