Título: Argentina decreta ´alerta máximo sanitário
Autor: Fabíola Salvador e Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2005, Economia & Negócios, p. B4

O governo do presidente Néstor Kirchner declarou ontem o estado de 'alerta máximo sanitário' em todo o país, com a intenção de prevenir a entrada e disseminação da gripe aviária e a febre aftosa. O alerta será aplicado em todo o território argentino. No entanto,será focalizado principalmente em diversos pontos da fronteira com o Brasil para tentar impedir a entrada da aftosa. A decisão foi tomada após a constatação de novos focos da doença no Estado do Paraná (nos municípios de Londrina e Toledo). Os principais pontos de vigilância são as cidades que têm passagens fronteiriças de Bernardo de Irigoyen (na fronteira com a catarinense Dionísio Cerqueira), San Antonio (na divisa com a paranaense Santo Antônio), Andresito (Capanema, PR) e Puerto Iguazú (Foz de Iguaçu, PR).

Na província de Misiones, na fronteira com o Brasil, a fiscalização está em estado de alerta total há vários dias. O secretário de Agricultura da província, Alex Ziegler, declarou à imprensa que 'a fronteira sempre esteve fechada ao tráfico de animais, sejam bovinos, suínos ou de outro tipo. O que nós vamos fazer agora é reforçar o trabalho para que essas normas sejam cumpridas'.

O governo da província também informou que criará um comitê de crise sanitária, que será coordenado pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentícia (Senasa).

No início da semana, o Senasa determinou a proibição de entrada na Argentina de carne bovina e seus derivados dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Antes, havia aplicado a mesma proibição à carne proveniente de Mato Grosso do Sul.