Título: Partido Baath pede ataques no início do julgamento
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2005, Internacional, p. A16

O Partido Baath, de Saddam Hussein, fez ontem um chamado, num site de grupos rebeldes, aos grupos de resistência às forças de ocupação no Iraque para que ataquem as tropas americanas e seus "agentes iraquianos", quando começar hoje o julgamento do ex-presidente. "Saúdem o presidente desde o momento de sua aparição pública com disparos que tenham como objetivo o ocupante, seus homens, seus equipamentos e suas bases, assim como seus agentes no Exército e os símbolos da traição ao poder iraquiano", diz o texto do partido, que foi declarado ilegal depois da ocupação de Bagdá, em abril de 2003. Durante o governo de Saddam, o Baath era o único partido legal. Seus membros estão agora proibidos de ocupar cargos públicos.

O comunicado é dirigido aos membros do partido, combatentes e ex-integrantes das Forças Armadas e outras unidades militares e paramilitares que se uniram à resistência. A TV Al-Arabiya, de Dubai divulgou a mensagem.

Os EUA e o governo iraquiano já vinham prevendo o aumento dos ataques e da luta sectária depois do início do julgamento.