Título: Governo dobra número de barreiras em MS
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2005, Economia & Negócios, p. B5

CERCO AO VÍRUS: Com o alastramento da febre aftosa no município de Japorã, na divisa com o Paraguai, a Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul concluiu ontem a contratação emergencial de mais 50 pessoas para aumentar o número de barreiras no entorno dos novos focos de febre aftosa. Segundo dados da Defesa Civil, que coordena a partir de Eldorado a logística de apoio às barreiras, a partir de hoje o número de postos de desinfecção e controle vai dobrar. Serão 11 novos postos, a maior parte em Japorã, município que faz divisa com o Paraguai. A cidade é apontada como a porta de entrada do vírus da aftosa em Mato Grosso do Sul.

Agora são 22 barreiras que tentam cercar o vírus na área de 25 quilômetros, na chamada zona tampão no sul do Estado. Os 45 homens e 5 mulheres recrutados num grupo de 120, em Eldorado, serão distribuídos pelos 11 novos postos a partir das 6 horas de hoje.

As novas barreiras também terão a função de controlar o trânsito na fronteira. A eclosão de focos no assentamento Roseli Nunes, em Japorã, já impõe um limite ao Iagro. Os perímetros de foco (raio de 3 quilômetros) ainda estão dentro do território brasileiro, mas há avanço sobre o território paraguaio nos chamados perifocos, com raio de 10 quilômetros a partir dos focos encontrados em Japorã.

Naquele município, já são quatro focos confirmados de aftosa e outros cinco com fortes indícios de contaminação. Pela nova orientação da Iagro, os animais com sintomas da doença serão abatidos, mesmo sem laudo de confirmação. O agravamento da situação obrigou o chefe da Iagro, João Cavalléro, a mudar a sede da agência de Campo Grande para a região.