Título: Menem trava disputa acirrada com candidato do presidente em La Rioja
Autor: Ariel Palacios
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2005, Internacional, p. A12

O governo de Néstor Kirchner aguardava no fim do dia com ansiedade notícias da votação para o Senado em La Rioja, província natal do ex-presidente Carlos Menem (1989-99). Juntamente com a Província de Buenos Aires, La Rioja se transformou em foco de interesse para Kirchner, que pretendia vencer Menem em seu próprio território, humilhá-lo com um segundo lugar, e desterrá-lo definitivamente da política argentina. A boca-de-urna indicava que o candidato de Kirchner, o atual governador riojano, Ángel Maza, ficaria em primeiro lugar, enquanto Menem amargaria o segundo lugar. Mas, no início da noite, a diferença entre os dois era pequena demais. No entanto, só o fato de que um ex-discípulo ameaçava o poder do ex-presidente era analisado como o crepúsculo de Menem. Entre 1989 e 1999,quando governou durante dois mandatos, Menem foi o líder indiscutível da Argentina, comandando o país praticamente sem oposição. Com ironia, os humoristas o chamavam ¿Carlos I¿, por seus poderes de ¿monarca¿ e o luxo que gostava de ostentar.

O declínio de Menem começou em dezembro de 1999, quando deixou a presidência. Gradualmente, foi perdendo poder e o apoio do empresariado, que era seu fiel aliado. Em 2001, sofreu um duro golpe ao ser preso, durante cinco meses, por suspeitas de comandar uma máfia que havia realizado contrabando de armas para a Croácia e o Equador entre 1991 e 1995.

Em 2003, tentou ser presidente. Mas, diante da unanimidade das pesquisas que indicavam que Kirchner venceria o segundo turno com mais de 70% dos votos, Menem preferiu renunciar para evitar a primeira derrota eleitoral de sua vida. Apesar do pouco peso do ex-presidente, e de La Rioja ter apenas 0,8% do eleitorado argentino, para Kirchner esta eleição no último bastião de Menem possui alto valor simbólico. Para levar seu inimigo de 75 anos à aposentadoria forçada, Kirchner anunciou suculentos investimentos em La Rioja.

Mesmo ficando em segundo lugar, Menem terá direito a uma vaga no Senado, o que lhe proporcionará uma conveniente imunidade jurídica para enfrentar os processos de corrupção que estão na Justiça.