Título: Uso da rede beneficia bancos e clientes
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2005, Economia & Negócios, p. B1

As operações bancárias pela internet são uma realidade mundial e a tendência é aumentar ainda mais, já que há vantagens tanto para os bancos como para os correntistas. Só no Brasil, as transações de pessoas físicas pela rede cresceram 40,4% no ano passado em relação a 2003, de 1,46 bilhão para 2,04 bilhões de transações, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em 2000, eram apenas 370 milhões de operações. Entre as pessoas jurídicas foram 1,86 bilhão de transações - 58,6% superior a 2003. Se para os bancos a internet representa redução de custos, para os clientes é uma grande comodidade, pois elimina, por exemplo, a necessidade de enfrentar filas nas agências - um martírio para qualquer cidadão. Mas para usufruir desses benefícios, sem sustos e prejuízos, é preciso tomar alguns cuidados.

De acordo com a Febraban, para realizar transações financeiras e obter informações por computador via internet, os clientes devem conhecer os riscos a que podem estar sujeitos e quais as medidas preventivas que devem adotar para evitá-los. Uma das precauções é manter o antivírus instalado no computador sempre atualizado e trocar a senha de acesso ao banco na internet periodicamente. Além disso, use só equipamento que considere confiável e evite fazer operações em computador de uso público.

Um dos cuidados mais importantes é não abrir arquivos de origem desconhecida, pois eles podem conter vírus, cavalos-de-tróia e outras aplicações prejudiciais, que ficam ocultas para o usuário e permitem a ação de fraudadores na conta bancária. Embora seja bastante difundida a informação para não acessar e-mails e links duvidosos, muitos internautas caem nesse tipo de golpe. "As pessoas não conhecem a engenharia virtual", afirma o gerente de suporte da Trend Micro, Leonardo Bonomi.

Por isso, a Febraban reforça para que os usuários do internet banking tomem cuidado com e-mails não solicitados ou com remetente estranho, especialmente se tiverem arquivos anexos. O mais seguro, segundo a associação, é deletar esses e-mails. Além disso, evite navegar em sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.

Outra dica da entidade é certificar-se que está no site do seu banco clicando sobre o cadeado ou chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. "O certificado de habilitação do site, concedido por um órgão internacional, aparecerá na tela, confirmando sua autenticidade, juntamente com informações sobre o nível de criptografia usada naquela área pelo responsável pelo site (SSL)", explica o guia da Febraban. Todas as dicas podem ser conferidas no site da entidade (www.febraban.org.br), no link Guia de Segurança/Fraudes Eletrônicas. .