Título: Clonagem de cartão e saldo zerado no fim de semana
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2005, Economia & Negócios, p. B1

Os criminosos de cartões bancários também têm várias técnicas para roubar os correntistas sem que eles façam idéia do golpe. Quando descobrem, já é tarde demais. O corretor de seguros Marcelo Fragoso, por exemplo, teve o cartão clonado no início deste ano. Foram cerca de R$ 3 mil transferidos para uma conta de outro Estado. Como de costume, ele entrou no internet banking para consultar o saldo depois de um fim de semana, e qual foi a surpresa? Sua conta estava praticamente zerada. "Pensei que tivesse algum problema na internet. Saí da página e entrei novamente. Mas o saldo continuava o mesmo", conta ele. Fragoso procurou o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para ter orientações do que fazer e depois procurou o banco. Em dez dias seu dinheiro foi devolvido pela instituição. Mesmo assim, não teve conversa. Ele optou por trocar de banco. "Além disso, procuro usar caixas mais seguros, de agências bancárias."

Foi o que ocorreu com o amigo de Fragoso, Celso Resende Júnior. Ele teve o cartão clonado duas vezes em um período de um ano e também decidiu mudar de banco. Na primeira vez, conta ele, os bandidos colocaram microcâmeras no caixa e trocaram o leitor do cartão. "Roubaram cerca de R$ 1 mil da minha conta, mas o golpe foi repetido com outras 60 pessoas. Por isso, não tive problema para receber." A segunda clonagem ocorreu em junho e roubaram R$ 2,9 mil. "Contratei um advogado, pois considero isso um desrespeito. Não adianta me devolver o dinheiro. Quero que resolvam o problema definitivamente."