Título: Poluição preocupa ricos de SP, 11.ª em qualidade de vida
Autor: Alexandre Rodrigues e Karine Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/10/2005, Metrópole, p. C6

CLASSES: A avaliação de São Paulo está 18,91% acima da média das capitais no Índice de Condições de Vida (ICV). O indicador reúne a percepção de moradores sobre 12 quesitos, como oferta de serviços, moradia, poluição e violência. A cidade é a 11ª no ranking, uma posição atrás do Rio, que teve avaliação 20,50% superior à média. A campeã é Brasília, que ficou 113,52% acima da média. O ICV positivo mostra que a avaliação favorável supera a média do País, resultados negativos mostram o grau de insatisfação. Desconsiderando as variáveis de renda, a maior queixa dos brasileiros está relacionada ao sistema de drenagem e escoamento de água.

Em São Paulo, poluição e ambiente são a maior preocupação dos mais ricos. Na classe média, a crítica se concentra em violência e vandalismo. O pesadelo da classe E é o serviço de água.

Em Brasília, os pobres concentram críticas na drenagem da água de chuva. Entre os mais ricos da capital federal, destacam-se fatores como violência, vandalismo e dificuldades com vizinhos.