Título: Advogada bem-sucedida e poderosa é fiel entre os fiéis ao presidente
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/10/2005, Internacional, p. A18

Solteira e sem filhos, Harriet Miers, de 60 anos, é uma advogada bem-sucedida e fiel entre os fiéis ao presidente George W. Bush. Ela sucederia à juíza Sandra Day O'Connor, que anunciou sua aposentadoria em julho. A conservadora Miers nunca foi juíza, mas juristas observaram que vários magistrados da Suprema Corte também não foram e isso não representa necessariamente um obstáculo.

A advogada foi cobrada repetidamente pela direita religiosa, segundo a qual ela não se opôs ao aborto com firmeza suficiente. O tema, ultra-sensível nos Estados Unidos, é assunto de grande importância na Suprema Corte, onde a nomeação de apenas um juiz pode alterar a opinião majoritária.

Bush também foi muito criticado por haver indicado, antes de mais nada, uma amiga. Quando era governador do Texas, ele ironizou a tenacidade de Miers comparando-a "um pit bull".

"Numa Casa Branca onde todos consideram o presidente um herói, Miers se distingue pela devoção", escreveu o cronista conservador David Frum, ex-redator de discursos de Bush.

Essa mulher discreta de cabelos curtos fez carreira principalmente no Texas. Trabalhou dois anos num tribunal federal antes de ser contratada por uma grande firma de advocacia, onde representou clientes como Microsoft e Disney.

Em 1996, Miers tornou-se a primeira mulher a presidir uma grande firma de advogados no Texas.

Considerada pelos colegas uma das advogadas mais poderosas do país, ela também se tornou a primeira mulher a presidir a Associação dos Advogados de Dallas, em 1985, e a associação do Texas, em 1992. foi eleita vereadora em Dallas em 1989. Em 1994, ela se tornou a advogada pessoal de Bush, então governador do Texas. Entre 1995 e 2000, presidiu a Comissão de Loteria do Texas.

Em 2001, chegou a Washington para trabalhar na Casa Branca como secretária do gabinete presidencial (2001-2005). Em fevereiro deste , tornou-se conselheira jurídica de Bush, substituindo o agora secretário da Justiça Alberto Gonzales.