Título: Pressa demais causa um atraso de duas semanas
Autor: Denise Madueño e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/10/2005, Nacional, p. A4

1. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo de cassação do mandato de José Dirceu, havia dado um parecer favorável à cassação que se valeu de dados obtidos pelas CPIs dos Correios e do Mensalão por meio da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Dirceu.

2. A defesa de Dirceu recorreu ao Supremo Tribunal Federal. Alegou que Delgado não requisitara formalmente os dados às CPIs. O ministro Eros Grau acatou o pedido e decidiu que os dados deveriam ser eliminados do parecer - ou requisitados às CPIs oficialmente e só depois incorporados ao parecer.

3. Delgado entendeu que não precisava fazer novo parecer. Limitou-se a suprimir quatro parágrafos do parecer anterior onde citava os dados que só as CPIs podem obter porque elas são investidas de poderes judiciais. O parecer de Delgado (sem os quatro parágrafos) foi aprovado, hoje, pelo Conselho de Ética.

4. A defesa de Dirceu recorreu mais uma vez ao Supremo e o ministro Eros Grau mandou que o parecer seja refeito. E lido novamente. E votado novamente. Grau não cancelou a reunião do Conselho. Mas na prática foi isso que ocorreu. Tanto que o Conselho marcou nova reunião para a próxima segunda-feira.

5. O efeito prático de toda essa arenga para Dirceu é que ele ganhará mais tempo até ser cassado. Uma vez que o Conselho tome conhecimento na próxima segunda-feira do novo parecer de Delgado, qualquer membro do Conselho poderá pedir vistas dele. Pedirá a deputada Ângela Guadaghin (PT-SP), aliada de Dirceu.

O novo parecer só poderá ser votado pelo Conselho depois de duas sessões da Câmara. Para que haja sessão tem que haver quórum. A quarta-feira dia 2 é feriado. Não haverá sessão na terça porque a maioria dos deputados não aparecerá em Brasília. Dificilmente aparecerá na quinta-feira. O provável é que o Conselho só aprove o novo parecer na semana seguinte - justo quando deveria ser votado em plenário o pedido de cassação de Dirceu.