Título: Manobra de Dirceu tem fôlego curto
Autor: Denise Madueño e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/10/2005, Nacional, p. A5

Não adiantou nada. Apesar do acachapante placar de 13 a um no Conselhode Ética da Câmara, aprovando o voto do relator, deputado JúlioDelgado, quepedia acassação do mandato de José Dirceu, o deputado conseguiu mais uma sobrevida, adiando seu inevitável encontro com seu destino no plenário da Câmara dos Deputados. Mais uma vez, o Supremo Tribunal Federal atuou em favor de José Dirceu, mostrando como ainda é forte o poder do ex-ministro junto aos membros do STF, sobretudo junto àqueles nomeados pelo presidente Lula - naturalmente depois da aprovação do ex-poderoso chefe da Casa Civil.

A manobra de Dirceu é, porém, de fôlego curto. Pois a cada adiamento, mais cresce a animosidade da opinião pública e mesmo do conjunto da Câmara contra ele. Ao contrário de conseguir convencer a sociedade de sua inocência, Dirceu passa cada vez mais a imagem de alguém que não quer largar o osso.

E mais: enquanto continuar insistindo em manobras protelatórias, Dirceu continuará a ser fonte de constrangimento para o Planalto, prejudicando o grande projeto que move atualmente os estrategistas do governo federal: a reeleição do presidente Lula.

O pior é que a insistência de José Dirceu em não permitir o andamento normal de seu processo faz crescer também a hostilidade dos membros do Conselho de Ética da Câmara contra os outros deputados mensaleiros, sobretudo os petistas amigos de José Dirceu.

Alguns deputadosquepensavamcontarcomasimpatia do Conselho ou do plenário podem começar a botar as barbas de molho. Graças à atuação de Dirceu na tentativa de salvar a própria pele, os outros acusados não vão ter vida fácil a partir de hoje.

AopiniãomédiadaCâmaranãopareceserdecomplacêncianemdebenevolência com quem se apropriou, de forma ilícita, de dinheiro de origem igualmente ilícita. Não importa seforam20mil, 50milou um milhão. 'Caixa2 é coisa de bandido', prega o sábio ministro da Justiça.

Com mais este adiamento, José Dirceusócomplicaa própriavidaea de seus companheiros. Lealdade é isso.