Título: Polêmicas e lançamentos marcam evento da Abav
Autor: Ana Carolina Sacoman, Adriana Moreira
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Viagem & Aventura, p. V13

Presidente da entidade afirma que vai entrar na Justiça contra a Iata; ministro do Turismo anuncia plano para dobrar o número de viagens interestaduais até 2010

A turbulência dominou os céus da 33.ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo, a Feira das Américas (Abav 2005), realizada semana passada, no Rio. Por um lado, o presidente nacional da entidade, João Martins Neto, afirmou que vai à Justiça contra a International Air Transport Association (Iata), por mudar a periodicidade dos pagamentos feitos pelos agentes para as companhias aéreas. Por outro, quase houve um racha na Abav, cujas eleições serão realizadas este mês. Em reunião a portas fechadas, um grupo dissidente ameaçou lançar uma - e até duas - chapas para concorrer com Martins Neto. Depois de muita discussão, o assunto parece ter sido deixado de lado. Para rechear o clima polêmico, o imbróglio entre a Associação Brasileira de Resorts - que não participou da feira - e as companhias de cruzeiros dominou as conversas. A associação emitiu um comunicado pedindo igualdade de condições na concorrência com a indústria marítima. Por enquanto, pelo que se viu nos corredores do Riocentro, onde foi lançada até a Associação Brasileira dos Representantes de Empresas Marítimas (veja mais na página 14), nada feito.

Pela segunda vez, a visita do presidente Lula atrasou a abertura da feira, que estava prevista para começar às 13h30 - embora bem menos que no ano passado, quando o atraso chegou a duas horas, revoltando os expositores.

Durante o discurso, Lula usou e abusou das metáforas. Disse que "o turismo é uma coisa que tem de ser tratada como a miss Brasil": com todo o carinho e que "ninguém casa com quem não conhece, ninguém visita quem não conhece".

"O Brasil está fazendo o certo, que é se mostrar lá fora", disse. E reafirmou a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do País.

O presidente não poupou elogios ao ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, por conta do bom desempenho do setor, que cresceu 26,7% em 2004, em relação a 2002. Mares Guia prometeu atingir as metas do Plano Nacional do Turismo. Até o fim do ano, devem ser realizados 44 milhões de desembarques nacionais. Para 2006, é esperado um aumento de 20%.

CORES DO BRASIL

O ministro também lançou o Plano Cores do Brasil, que visa a dobrar o número de viagens interestaduais no País até 2010. O programa, de autoria do consultor espanhol Josep Chias (criador da marca Brasil), faz parte da segunda fase do projeto Aquarela. Para atingir o objetivo, segundo o ministro, serão investidos R$ 84 milhões ao ano até 2010, quando deve ser alcançada a meta de 20 milhões de viagens.

Mares Guia parafraseou Juscelino Kubitschek, dizendo que pretende fazer pelo turismo, em cinco anos, o que foi feito em 50. O lema do plano é Brasil. Experimente!, e tem o objetivo de estimular a venda de pacotes turísticos também para as classes C e D.

Segundo estudo apresentado por Chias, os brasileiros hoje viajam mais em seus próprios Estados e hospedam-se na casa de parentes.

Uma das ações do plano é a segunda edição do Salão do Turismo, em São Paulo, de 2 a 6 de julho de 2006, que contará com o Balcão de Comercialização, onde os visitantes poderão comprar os pacotes dos roteiros turísticos exibidos durante o evento.

NÚMEROS

O balanço dos organizadores da Abav 2005 foi positivo. Este ano, 20.014 pessoas se inscreveram para participar do evento - em 2004, foram 18.343 - e os pavilhões 3 e 4 do Riocentro, onde foram montados os estandes, chegaram perto da ocupação máxima, 90% e 93%, respectivamente. "A fase pré-eleitoral da Abav aqueceu o evento. Adoraria que tivéssemos eleições todos os anos", brincou a superintendente da Abav Nacional, Isa Garbin.

Eram esperadas 33 delegações estrangeiras da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa, mas 36 marcaram presença durante a feira. "Praticamente todos os setores estão representados aqui", disse Isa.

Pela segunda vez, o público pôde conferir os estandes. Ano passado, de acordo com Isa Garbin, 6 mil pessoas passaram pelos corredores do Riocentro. Para este ano, eram esperados 8 mil visitantes. A próxima feira já está marcada. Será entre 25 e 29 de outubro de 2006, também no Rio.

Viagem feita a convite da Abav Nacional, da Abav São Paulo e do Sheraton Rio