Título: Censo dos aposentados começa hoje nos bancos
Autor: Rodrigo Gallo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Economia & Negócios, p. B12

Os aposentados e pensionistas convocados pelo censo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem comparecer aos bancos a partir de hoje, levando RG e CPF, e devolver o formulário preenchido, para não ter o benefício suspenso. O objetivo do recadastramento é identificar e cancelar benefícios irregulares, como o de pessoas que já morreram ou obtiveram o dinheiro com documento falso. Nesta primeira etapa do censo, foram convocados 2,5 milhões de segurados, que têm até fevereiro de 2006 para cumprir as exigências. O censo é feito nas agências onde o segurado recebe o benefício. Quando sacaram o benefício de outubro, eles foram informados das datas por meio de mensagens na tela do auto-atendimento.

Os segurados com dúvidas sobre o preenchimento do formulário poderão procurar ajuda em dois sindicatos de aposentados e pensionistas (veja ao lado). O da Força Sindical já está recebendo a visita de muitos aposentados. "Algumas pessoas vêm perguntar se isso não é um golpe aplicado por fraudadores", diz o presidente do sindicato, João Batista Inocentini.

Quem procurar ajuda pelo telefone da Previdência, o PrevFone, pode encontrar problemas, em vez de ajuda. O contrato temporário dos 380 funcionários da central de atendimento de Salvador, Bahia, termina amanhã, e o INSS já adianta que não há possibilidade de prorrogação.

De acordo com o governo, há um processo de licitação para ser concluído em breve. Até lá, os atendimentos serão concentrados na central de Brasília.