Título: Gripe aviária avança sobre a América e chega no Canadá
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Vida&, p. A15

Mais um surto de gripe aviária foi encontrado nas Américas. Depois de casos descobertos na Colômbia em meados de outubro, o vírus H5 agora infectou pássaros no Canadá. Ainda não se sabe se ele é da letal cepa H5N1, aquela que pode ser transmitida das aves para os humanos. De um total de 4.800 pássaros analisados no Canadá, o vírus H5 foi encontrado em 28 patos na Província de Quebec, no leste, e em 5 patos em Manitoba, no centro do país.

Até que saiam os resultados dos exames mais detalhados, toda a América, inclusive o Brasil, se manterá sob apreensão. Teme-se que a doença se espalhe pelo continente por meio de aves migratórias (veja mapa ao lado). O vírus da gripe encontrado na Colômbia no mês passado não era o H5N1.

Os Estados Unidos, país vizinho do Canadá, anunciarão hoje seu plano contra uma eventual pandemia da gripe aviária - o que poderia ocorrer caso o vírus sofresse mutações que o tornassem capaz de ser transmitido de pessoa para pessoa. O presidente George W. Bush aproveitará o pronunciamento de hoje para pedir ao Congresso que aprove recursos extras para financiar o programa, que inclui mais remédios antigripais.

Enquanto isso, no sudeste da Ásia, mais dois casos da doença em humanos foram confirmados, na Tailândia. Uma mulher de 50 anos foi infectada quando ajudava seu marido a limpar um galinheiro onde aves que tinham a gripe haviam acabado de ser sacrificadas. Ela foi internada no sábado e continua no hospital, mas passa bem. Seu marido está em quarentena.

O outro doente tailandês, que teve resultado positivo em testes iniciais para detectar o vírus H5N1, está no hospital de uma cidade localizada a 700 quilômetros ao norte de Bangcoc. A gripe aviária matou ao menos 33 pessoas na Tailândia nos últimos dois anos.

No Japão, um foco da doença no norte do país levou as autoridades a sacrificar 82 mil frangos ontem numa granja.

No Vietnã, o governo está preocupado com a morte misteriosa de 500 aves, entre frangos, patos e gansos, numa fazenda no norte do país na semana passada. Amostras dos pássaros estão sendo analisadas.

O governo de Hong Kong anunciou que, se forem confirmados dois casos suspeitos da doença, vai sacrificar todos os 3 milhões de frangos que são criados no país. Na Europa, a Romênia, um dos primeiros países do continente a ter o H5N1, detectou mais dois focos da doença em aves selvagens. Ainda não há confirmação de que seja a cepa transmissível ao homem.

Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde fará hoje o primeiro encontro com técnicos na área da Saúde e da Agricultura. Sob o comando de Carlos Magno Fortaleza, coordenador do setor de controle de doenças do Estado, o encontro tem como objetivo criar um documento com estratégias para evitar a disseminação do vírus no País.