Título: 'Scalito' é o predileto dos setores mais à direita
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Internacional, p. A11

O juiz Samuel Alito, indicado hoje pelo presidente George W. Bush para o Suprema Corte de Justiça, é um dos juízes prediletos dos setores mais conservadores dos EUA. A filosofia de Alito é tão parecida com a de Antonin Scalia, juiz da Suprema Corte venerado pelos conservadores, que ele é conhecido como Scalito ou Scalia light. Descendente de imigrantes italianos, Alito nasceu em 2 de abril de 1950 em Trenton (Nova Jersey). Graduou-se em direito na Universidade de Princeton em 1972 e doutorou-se em direito pela Universidade de Yale em 1975.

Trabalhou no Departamento da Justiça durante o governo Ronald Reagan. Em 1990, o presidente George H. Bush o nomeou para o Tribunal Federal de Recursos da Filadélfia. Por suas opiniões e decisões ficou conhecido como jurista conservador.

Alito tem posições mais radicais que a juíza Sandra O'Connor a quem deverá substituir, principalmente sobre o aborto. Os movimentos feministas rejeitam o nome dele. Em 1992, ele sofreu um revés na Suprema Corte que anulou uma lei na Pensilvânia apoiada fervorosamente por ele. Essa lei exigia que as mulheres avisassem os maridos antes de se submeter a um aborto.

Mais tarde, em 2000, ele integraria um grupo de juízes que votaram uma lei em Nova Jersey proibindo abortos considerados tardios.

O juiz Samuel Alito Jr. e a mulher dele, Martha Ann Bomgardner, vivem em West Caldwall, Nova Jersey. O casal tem dois filhos, Philip, estudante universitário, e Laura.