Título: Bush põe ultraconservador no Supremo
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Internacional, p. A11

Com a nomeação de Samuel Alito para a Suprema Corte, o presidente acena para a direita religiosa e tenta recompor base política

Numa decisão calculada para agradar aos conservadores e à direita religiosa e recompor sua base política dividida pela fracassada escolha de sua assessora jurídica, Harriet Miers, para a Suprema Corte, o presidente George W. Bush nomeou ontem para o cargo o juiz Samuel A. Alito Jr.. Trata-se de um ultraconservador designado em 1990 pelo pais de Bush, o ex-presidente George H. Bush, para o Tribunal Federal de Recursos da Filadélfia. "O juiz Alito serviu com distinção durante 15 anos no tribunal de recursos e tem hoje mais experiência judicial do que qualquer outro nomeado para a Suprema Corte em mais de 70 anos", ressaltou o presidente.

Ciente de que Bush vive a mais grave crise de seu governo e é hoje um presidente politicamente vulnerável, que enfrenta um escândalo na Casa Branca, uma guerra no Iraque que não vai bem e índices declinantes de popularidade, o senador Harry Reid, líder da minoria democrata, reagiu imediatamente dizendo que Alito "é um juiz radical demais para o povo americano".

Alito era um dos nomes que, segundo Reid, levariam os democratas a montar uma manobra de obstrução parlamentar para bloquear o processo de confirmação dele no Senado. Uma confrontação desse tipo poderá reavivar a ameaça republicana de mudar o regimento do Senado e acabar com a supermaioria de 60%, ou 60 votos, necessária atualmente para adoção decisões importantes. O resultado provável seria a paralisação do Congresso.

A nomeação do juiz Samuel Alito Jr. é, claramente, parte de um plano de ressurreição política do presidente americano. Mal recuperado da rejeição de Harriet por intelectuais conservadores e por porta-vozes da ala teológica de seu próprio Partido Republicano no momento em que enfrenta a pior crise de sua administração, o presidente Bush insistiu na experiência de seu indicado, candidato à vaga da juíza Sandra Day OConnor,que anunciou a decisão de se aposentar.

Primeira mulher do tribunal máximo dos Estados Unidos, nomeada pelo ex-presidente republicano Ronald Reagan, OConnor revelou ser uma juíza de centro que deu vários votos de desempate nos últimos anos. Por isso , sua substituição poderá resultar numa virada decisiva da Suprema Corte americana para a direita (ler texto abaixo). Para os conservadores, trata-se da chance de Bush de deixar sua marca conservadora na vida dos EUA por muitos anos depois de sair da Casa Branca.

"O juiz Alito alteraria a balança na Suprema Corte,seria um perigo para o direito e poria em risco décadas de progressos nas salvaguardas e direitos fundamentais de liberdade dos americanos", comentou o senador democrata Edward Kennedy.