Título: Briga entre assentados deixa 14 feridos em Minas
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Nacional, p. A10

Integrantes do MST e da Fetraf, um grupo dissidente, disputam lote de assentamento em Buritis, segundo a PM

Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), um grupo dissidente, entraram em confronto ontem cedo, num assentamento em Buritis, no noroeste de Minas. Segundo a 64ª Companhia da Polícia Militar, o motivo foi a disputa por um lote do assentamento Mãe das Conquistas. A PM informou que houve pelo menos 14 feridos, sendo 5 em estado grave. Foram presas e levadas para a cadeia pública da cidade 5 militantes da Fetraf e 4 do MST. Segundo o sargento Ranieri Santos de Freitas, o confronto envolveu mais de cem militantes de cada lado, arregimentados em outros acampamentos e assentamentos.

A origem da disputa está na expulsão do MST de Jorge Augusto Xavier. O ex-coordenador do MST e seu grupo ingressaram na Fetraf , movimento que surgiu no sul do País e começa a ganhar dimensão nacional.

O MST, segundo o Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), defende a expulsão da Fetraf do assentamento, alegando que o projeto originalmente foi implementado para atender ao movimento. O Incra não aceita a reivindicação, enfatizando que os projetos de assentamento têm por objetivo atender às famílias de trabalhadores rurais, independentemente do movimento social a que estejam vinculados.

De acordo com a PM, o conflito começou no momento em que seria realizada uma reunião entre os dois grupos de sem-terra para discutir a situação da área em disputa. "Foi paulada, porretada, facada para todo lado", contou o sargento, salientando que não foi registrado uso de armas de fogo.

As cinco pessoas que se feriram com mais gravidade foram levadas para Brasília. Entre elas, segundo a PM, estava um líder da Fetraf que teria sido atingido por uma facada. Os outros sofreram ferimentos leves e foram atendidos na região.

TENSÃO

O assentamento Mãe das Conquistas, localizado na Fazenda Barriguda I, tem cerca de 4 mil hectares. O projeto contempla 89 famílias, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A assessoria da Ouvidoria Agrária Nacional explicou que havia a informação de que clima no assentamento era tenso desde o fim de semana. A Ouvidoria solicitou a presença da Polícia Federal e deslocou para o local o assessor técnico Marco Aurélio Bezerra da Rocha.

No início da noite, a PM informou que o clima era relativamente tranqüilo na área. O Estado não conseguiu localizar representantes do MST ou da Fetraf para falar do confronto.