Título: Em Pernambuco, já são 3 líderes sem-terra assassinados em 4 dias
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Nacional, p. A10

Última vítima, presidente de sindicato rural e vereador do PPS, foi baleado na frente da mulher e da filha

O corpo do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga do Norte e vereador pelo PPS, Luiz Manoel de Menezes, de 51 anos, será enterrado hoje de manhã, naquela cidade, a 164 quilômetros do Recife. É o terceiro assassinato de um líder rural num período de quatro dias, todos na região agreste de Pernambuco. A direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape, ligada à Contag) pediu a designação de um delegado especial para investigar o caso e acredita que o crime foi encomendado. Para a superintendente do Incra em Pernambuco, Maria de Oliveira, é "emblemático" que as vítimas sejam dos três principais movimentos de luta pela terra - Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), Movimento dos Sem-Terra (MST) e Fetape. Luiz Manoel de Menezes participou da direção do sindicato durante as três últimas décadas. Aliado do prefeito de Taquaritinga do Norte, José Pereira Coelho (PSDB), o vereador cumpria seu segundo mandato - o primeiro foi pelo PSB de 1996 a 2000. Ele foi morto na casa de sua segunda família, no Sítio Silva, anteontem, quando dois homens armados invadiram a residência, anunciando um assalto. Menezes disse que nada tinha e os homens pediram a chave da moto para sua mulher, que os atendeu.

Os bandidos teriam dado um tiro no ombro do sindicalista e, ao tentarem sair com a moto, não conseguiram dar a partida. Pediram ajuda da mulher do sindicalista para ligá-la e, antes de fugirem, voltaram e deram um tiro na cabeça de Menezes, que morreu na hora, na frente da mulher e de uma filha de 5 anos.

FACADAS

Na última quinta-feira foi executado com mais de dez tiros, em Itaíba, o coordenador do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), Anílton Martins, de 33 anos, que duas semanas antes havia procurado o Ministério Público para denunciar o clima de insegurança e tensão na cidade, devido à questão agrária.

No sábado à noite, em Tacaimbó, Antônio José dos Santos, de 50 anos, ligado à coordenação do Movimento dos Sem-Terra, foi assassinado com 14 facadas. A coordenação regional do MST credita a morte aos fazendeiros do município. A polícia de Tacaimbó investe na versão de desentendimento de Antonio José com um vizinho, quando bebiam em um bar.

Maria de Oliveira, superintendente do Incra em Pernambuco, é favorável à criação de uma força-tarefa para atuar em Itaíba, onde, segundo ela, há uma lista com 14 pessoas ameaçadas de morte. No dia 11 de setembro, durante uma audiência pública naquele município, foi apresentada uma lista com três nomes, dos quais dois já morreram: Anílton Martins e seu tio Fernando, este assassinado no dia 15 de setembro.

Para Maria, o crime de Itaíba foi, com certeza, motivado por disputa pela terra. Os outros dois deixam dúvidas quanto à motivação, mas ela considera "preocupante" a situação na região.

Incra, Ministério Público estadual, MST, Fetape, Comissão Pastoral da Terra e deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Pernambuco se reuniram no fim da tarde de ontem no Ministério Público do Estado para discutir formas de atuação nas áreas onde ocorreram os crimes.