Título: CPI dos Bingos vai ouvir assessores de Palocci sobre dólares
Autor: Rosa Costa e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2005, Nacional, p. A5

Com o depoimento do economista Vladimir Poleto, na próxima terça-feira, a CPI dos Bingos começa a investigar a denúncia sobre o uso de dinheiro proveniente de Cuba na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Poleto deve ser reconvocado, na semana seguinte, para participar de acareação com as pessoas que, segundo a revista Veja, teriam ajudado no esquema montado para receber a suposta doação de US$ 3 milhões. Entre elas, de acordo com a reportagem da revista, estariam o advogado Rogério Buratti - ex-assessor de Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto -, o motorista Éder Eustáquio Soares Macedo, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e os empresários Roberto Colnaghi e Roberto Carlos Kurzweil.

Chefe de Controle Interno da prefeitura de Ribeirão Preto em 2002 - no segundo mandato de prefeito do hoje ministro da Fazenda -, Poleto já tinha sido convocado pelo relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), como um dos envolvidos no esquema de extorsão da multinacional Gtech. Ele teve o sigilo fiscal, telefônico e bancário quebrado.

Garibaldi disse que os dados telefônicos mostram que eram "seguidos e constantes" os contatos que Poleto mantinha com o "pessoal do Palocci", suspeito de ter atuado contra a multinacional. Estão na lista, além de Buratti, o secretário particular de Palocci Adermison Ariosvaldo da Silva, seu ex-chefe de gabinete Juscelino Dourado e o falecido Ralf Barquete.

DUDA

Indagado se a CPI teria condições legais para investigar as denúncias de remessa de dólares de Cuba para financiar a campanha de Lula, o vice-presidente do PFL, senador José Jorge (PE), disse que sim, na medida em que as duas fontes citadas pela revista, Poleto e Buratti, já são objeto de investigação, sobre denúncias de corrupção na prefeitura de Ribeirão Preto.

O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) defendeu, por sua vez, que seja feita uma investigação conjunta nas CPIs dos Bingos e dos Correios.

"É na CPI dos Bingos que Buratti, uma das testemunhas do caso, está sendo investigado. E na CPI dos Correios temos as investigações desencadeadas pelo depoimento do publicitário Duda Mendonça, primeiro a levantar suspeitas sobre a campanha de 2002", justifica ele, que é da CPI dos Correios.