Título: MP denuncia Dirceu e o filho Zeca
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2005, Nacional, p. A10

O Ministério Público Federal entrou ontem na Justiça Federal de Brasília com uma ação civil pública por supostos atos de improbidade administrativa contra o deputado José Dirceu (PT-SP), seu filho José Carlos Becker, o Zeca Dirceu, e Waldomiro Diniz da Silva, ex-chefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil. Os procuradores da República Anna Carolina Resende de Azevedo, Eliana Pires Rocha, Michele Rangel de Barros e Luciano Rolim assinaram a ação. A investigação do Ministério Público começou em 27 de abril de 2004 com o intuito de confirmar ou não supostos favorecimentos a Zeca Dirceu entre 2003 e o início de 2004, quando seu pai ocupava a chefia da Casa Civil, seu cargo até junho deste ano.

Na ação, os procuradores afirmam que comprovaram que José Dirceu montou dentro da Casa Civil uma estrutura para favorecer seu filho na obtenção de recursos federais destinados aos projetos de saneamento básico, melhoria sanitária e de programas para geração de renda que envolviam municípios do noroeste paranaense, base eleitoral de Zeca Dirceu, que, no ano passado, foi eleito prefeito de Cruzeiro do Oeste pelo PT.

"A ação é inconsistente, pois não montei nem foi montada na Casa Civil estrutura para favorecer meu filho. Meu filho não teve privilégios no governo, pois muitos recursos e emendas favoráveis ao município dele (Cruzeiro do Oeste) não foram liberados", respondeu Dirceu em nota à imprensa.

PRESSÃO

Mas na ação o Ministério Público diz que servidores da Casa Civil fizeram pressão para acelerar a liberação das emendas. Segundo os procuradores, alguns convênios para liberação dos recursos teriam sido assinados antes mesmo da apresentação do detalhamento dos projetos.

As emendas apresentadas ao longo de 2003 somam R$ 1,431 milhão.

"A forma como o procurador deu publicidade a esse processo levanta a suspeita de que esteja servindo a interesse político", disse o deputado José Dirceu. "O procurador usou métodos, no mínimo, antiéticos e reprováveis durante as investigações. Em razão disso, será representado por infração funcional", completou.

"LEGAIS"

O filho de Dirceu, Zeca Dirceu, acusou o Ministério Público de processá-lo com fins políticos. Em nota, afirmou ter estranhado o fato de a investigação ter durado mais de dois anos e disse que ficou claro o objetivo de relacionar os fatos à crise política nacional.

Zeca Dirceu disse ainda que todas as ações realizadas por ele entre 2003 e 2004, quando era funcionário do governo do Paraná, foram "legais e lícitas".