Título: Sub-relatórios devem ficar prontos em dezembro
Autor: Lisandra Paraguassú e Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2005, Nacional, p. A12

O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), disse ontem que até o início de dezembro todos os sub-relatórios estarão prontos, com exceção do referente aos fundos de pensão. É uma área "complicada", justificou o senador. Os trabalhos mais adiantados são os das sub-relatorias de contratos e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). "Na sub-relatoria de contratos, praticamente terminamos o trabalho com o Tribunal de Contas da União (TCU), e na sub-relatoria do IRB, estamos fechando um novo desenho do instituto", contou Delcídio.

A sub-relatoria de contratos investiga todas as terceirizações dos Correios, mas deve entrar agora na área dos contratos de publicidade do governo, com base nos últimos relatórios entregues pelo TCU. A confirmação de problemas, no entanto, poderá estender ainda mais a investigação.

A relatoria dos fundos de pensão foi a última criada pela CPI. "A sub-relatoria dos fundos vai nos levar efetivamente à abertura da famosa caixa-preta dos investimentos, das relações dos fundos de pensão com as corretoras", disse Delcídio.

MENOS HOLOFOTE

A sub-relatoria de movimentação financeira, que trabalha com dados da quebra de sigilo das empresas - e das contas no exterior do publicitário Duda Mendonça - também talvez precise de mais prazo.

Entre os problemas, a Justiça americana ainda não quis enviar os dados do publicitário para a CPI. Delcídio, porém, aposta que os trabalhos serão encerrados dentro do prazo.

O senador afirmou que as investigações estão terminando, mas que a CPI deve "sumir" por uns tempos. "Nosso trabalho é de formiguinha. Não esperam mais espetáculos televisivos", ressaltou.