Título: Comissão sempre causou polêmica
Autor: Lisandra Paraguassú e Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2005, Nacional, p. A12

PUBLICIDADE: A bonificação por volume, o BV, que os meios de comunicação pagam às agências de publicidade pelo espaço que compram em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, foi um dos pontos polêmicos do MaxiMídia 2005, na semana retrasada. Johnny Saad, da Rede Bandeirantes, classificou o BV como "o mensalão" pago às agências. Já o diretor de Mídia da DPZ, Daniel Barbará, explicou que a prática é fruto de acordo entre veículos, agências e anunciantes. Até porque, detalhou, muitas vezes uma agência antecipa receita a um veículo na expectativa de que o anunciante use esse espaço, ganhando margem na operação. Quanto maior a agência, maior o BV. Como o governo há décadas paga preço de tabela, devido à lentidão em licitações e liberação, tem ficado de fora da política de descontos.