Título: Associações quase sem estrutura
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2005, Nacional, p. A20

As auditorias do TCU vão além da constatação de irregularidades, ao relacionar dados que indicam o papel da Anca e da Concrab como "agentes financeiros do MST". O principal é que a estrutura "extremamente enxuta" das entidades - com 9 auxiliares administrativos e 3 faxineiras - inviabiliza a execução de convênios orçados em R$ 32 milhões. "Isso só poderia ser explicado pelo uso da estrutura do MST que, como se sabe, conta com colaboradores em todo o País", concluem os auditores. Os auditores constataram que em alguns convênios a própria Anca substitui seu nome pelo do MST. Eles verificaram que Anca e Concrab funcionam em São Paulo, em uma casa de dois andares na Avenida Barão de Limeira e "neste mesmo imóvel funciona a Secretaria Nacional do MST, conforme informa o site do movimento". Outra prova de que as duas entidades são mesmo braços financeiros do MST, segundo os auditores, é o fato de "os sites do movimento e de seu jornal estarem registrado sob o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica da Anca".

ABRIL VERMELHO

As auditorias confirmam ainda a suspeita da CPI da Terra, de que os recursos de convênio firmado em 2004 entre o Incra e a Concrab teriam sido usados para as invasões do chamado abril vermelho. Os técnicos apresentam 15 provas de que os recursos do convênio, no valor de R$ 1,1 milhão, foram realmente desviados. Apontam as "inconsistências" dos documentos apresentados pela Concrab, a coincidência entre as datas de assinatura do termo do convênio e as datas das invasões e a pressa com que foi firmado o convênio.

"Isso mostra por que o MST, em vez de fazer manifestação para forçar o governo a cumprir as metas da reforma agrária, preferiu se indispor com os proprietários rurais", afirmou ontem o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que integra a CPI.

Entre as inconsistências, os técnicos citam o falta de lista de presença para alguns eventos e de comprovação de que foram feitos "15 diagnósticos organizacionais estratégicos, 15 cronogramas de acompanhamento, 5 seminários e treinamentos e a produção de 3 documentos relacionados a materiais educativos e do manual de normas e procedimentos".