Título: Romênia detecta novo foco do vírus
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2005, Vida&, p. A42

Autoridades da Romênia confirmaram ontem a presença do vírus H5N1, causador da gripe aviária também em humanos, em uma garça encontrada morta na semana passada em Vaslui, na fronteira com a República da Moldávia. O ministro da Agricultura do país, Gheorghe Flutur, declarou que os resultados do laboratório de referência da União Européia, o Weybridge, no Reino Unido, confirmaram que a variante do vírus era da cepa patogênica. A ave foi encontrada na margem do Rio Prut, a 700 metros da ponte que liga a Romênia à Moldávia. O ministro da Agricultura afirmou também que foram intensificadas as medidas preventivas na região, como o confinamento obrigatório das aves domésticas. Esse foi o terceiro caso confirmado do vírus H5N1 na Romênia.

OMS E CHINA

Em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ontem ter pedido ao governo da China que comunicasse oficialmente um possível caso de contaminação humana com o H5N1. De acordo com o porta-voz da OMS, Fadela Chaib, as autoridades chinesas ainda não deram informações sobre a provável contaminação, apesar de haver suspeitas. "Tivemos a notícia de um possível caso, mas ainda não recebemos resposta", disse Chaib. No dia 17, uma menina morreu numa das áreas atingidas pela gripe aviária na China, mas as autoridades afirmaram que a causa da morte foi pneumonia. O governo de Pequim garantiu que se algum caso for descoberto será levado à OMS.

O Ministério da Saúde da França anunciou que os três casos suspeitos de gripe aviária registrados na ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, não são de gripe aviária. Os pacientes estiveram na Tailândia, visitaram um zoológico e entraram em contato com pássaros.

Os ministros da Agricultura de nove países da América Central e do Caribe descartaram ontem a presença da gripe aviária na região, durante a 36ª reunião do Comitê Internacional Regional de Sanidade Agropecuária. Os países fizeram um acordo para aumentar a vigilância nas fronteiras e aeroportos, além de criar um sistema de controle de aves migratórias na região, como monitoramento permanente de granjas.

A Glaxo Smith Kline anunciou que vai começar experimentações clínicas de uma vacina contra a gripe aviária e já espera ter a aprovação de órgãos reguladores até o fim de 2006. O laboratório afirmou também que, se for necessário, pode usar a linha inteira de produção de vacinas.