Título: Confirmação de aftosa é demorada, diz laboratório
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2005, Economia & Negócios, p. B16

O envio, para Belém do Pará, do material coletado de animais suspeitos de terem contraído aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná tem causado atraso na confirmação dos casos. A demora pressiona o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Belém e do Recife, autorizados pelo Ministério da Agricultura a fazer o trabalho. Embora a queixa seja verdadeira, é inócua. Os exames de materiais suspeitos continuarão a ser feitos nesses dois laboratórios por uma questão de segurança. Nenhum material infectado com vírus não presente numa região pode ser manipulado em áreas consideradas livres da aftosa, como Mato Grosso do Sul e Paraná.

Segundo Airton Nogueira, coordenador do Lanagro de Belém, há pressões para agilizar o resultado, mas nem sempre isso é possível. O que tem ocorrido nas últimas semanas, quando o Lanagro de Belém recebeu a maior parte do material coletado em vários pontos da zona tampão, é a dificuldade de se isolar rapidamente o vírus da aftosa.

"Quando as metodologias que permitem esse trabalho mais rápido falham, é necessário usar outras técnicas, o que provoca adiamento na conclusão", explica Nogueira.